5 Dicas para ser feliz numa casa pequena


Já falei aqui das vantagens que tenho em viver numa casa pequenina, mas não foi logo amor à primeira vista. No início achava que não tinha espaço para nada e matava a cabeça a pensar em como ia conseguir organizar tudo o que tinha em tão pouco espaço. Ao longo do tempo tenho vindo a aprender a viver num espaço pequeno e hoje em dia sinto que é o suficiente para mim. Também o destralhamento inicial que fiz nesta casa ajudou-me imenso.
Deixo algumas dicas, que tenho aprendido, para desfrutar e ser feliz numa casa pequena:
  1. Manter a casa o mais simples possível. Ter apenas o mobiliário essencial e uma decoração simples, com alguns detalhes de forma a ficar mais acolhedor, bonito e funcional. 
  2. Ter a casa organizada e limpa...tudo deve ter o seu lugar. A desorganização é poluição visual e torna os espaços menores. 
  3. Planear bem e com tempo o layout e decoração de cada divisão. Evitar as compras por impulso ou porque pensamos que devemos ter determinadas coisas em casa só porque é “normal”. Por exemplo, quando vim para a minha casa comprámos cortinados para colocar, mas ainda só coloquei no quarto porque arrependi-me. A casa ficava bem melhor sem cortinados e parece maior. 
  4. Explorar a entrada de luz natural e evitar as cores escuras nas paredes, ajuda a manter o ambiente mais alegre. Como vivo numa casa alugada nem tudo está como desejo, pintava as paredes e mudava os azulejos todos para branco. 
  5. Sermos felizes com o que temos, em vez de estar sempre à procura de mais e maior. Nós não precisamos de tanta coisa como pensamos. A vida torna-se mais fácil quando há menos coisas, por isso é mesmo possível viver com menos do que temos.
Acho que estas dicas também servem para casas grandes, mas termos estas dicas em mente para as casas pequenas ajuda-nos a libertarmos-nos da ideia de que maior é melhor!


4 comentários:

  1. Olá! Concordo com tudo!
    Eu e o meu marido vivemos num T1 com o nosso filho. Sem arrecadação nem despensa e é possível ser feliz assim!
    É necessário ter imaginação e bom senso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Aquae Flaviae! Bom senso é mesmo o fundamental para criar espaços acolhedores e funcionais.

      Eliminar
    2. Olá, gosto mesmo muito do que escreves e como escreves.
      Consigo vezes sem conta rever-me nas tuas palavras. Nesta "luta" por uma vida mais simples e feliz, onde o minimalismo começou a fazer parte do dia-a-dia!
      Sigo-te diariamente apesar de raramente fazer comentários :)

      Ana

      Eliminar
    3. É muito bom receber estes comentários, mesmo que sejam poucos :) São estes comentários que me ajudam a prosseguir com o blog e com a minha jornada para uma vida mais simples e principalmente mais feliz.
      Obrigada Ana

      Eliminar