Destralhar a casa - Cozinha



Vou continuar a falar das principais alterações que fiz cá em casa após ter iniciado a minha jornada no minimalismo. A divisão de hoje é a cozinha...aquela divisão que tende a dar-nos mais trabalho no destralhamento, por acumular mais tralha nas bancadas, gavetas e armários. Aqui em casa é a divisão que passamos mais tempo, por isso merece especial atenção. Não fiz tudo ao mesmo tempo, foram várias as sessões de destralhamento e, ainda, continuo a deitar coisas fora (lixo, reciclar, doar, vender). 

As fotografias do antes:

Primeiro comecei por retirar tudo o que não preciso em cima das superfícies horizontais visíveis, que só me davam trabalho a limpar, como aquele impermeável roxo ao lado do fogão que não servia para nada, só para acumular sujidade. Guardo agora o detergente da loiça e os panos da cozinha em uso dentro do armário por baixo do lava-louça. Assim, na bancada do fogão fica só o suporte para os talheres lavados, o saleiro e almofariz (como podes ver na foto em cima). Por baixo do fogão era um "buraco" que acumulava toda a espécie de tralha, por isso coloquei dois cestos, um para guardar as especiarias (estavam num armário, a ocupar uma prateleira que precisava) e outro para as minhas 2 únicas pegas (quero trocar por umas de silicone), o isqueiro do fogão e as bases para os tachos. 
No aparador que tenho na cozinha (serve de dispensa) retirei todos os pequenos eletrodomésticos que estavam em cima e arrumei num armário: tostadeira; torradeira (foi para o lixo, não trabalhava); a máquina de café de cápsulas que raramente usamos; e o saladino que a minha mãe me deu deixou de funcionar (também para o lixo). O vaso com a orquídea tirei porque ela morreu, agora tenho dois vasos pequeninos com íman agarrados ao microondas, não ocupam espaço na bancada e tenho duas plantas. Eu gosto muito de ter plantas em casa. 
Agora
Por cima da mesa da cozinha não tenho nada, é onde costumo estar com o computador. Queria muito que a nossa mesa fosse branca...talvez pinte esta ou troco mesmo por outra nova. Um futuro projecto! Na primeira fotografia podes ver que tenho varões na cozinha e já tenho cortinados para colocar, mas estou na dúvida se quero ou não cortinados. 
Os armários e as gavetas também foram destralhados, mas para este post não ficar muito grande mostrarei noutro. Aliás foram mesmo dois processos de destralhamento divididos, por isso para mim faz todo o sentido separar. 
Agora a cozinha está muito melhor e é mais fácil de mantê-la sempre limpa e organizada. Todos os dias quando me deito a cozinha está sempre assim. O segredo está em ter somente o que realmente utilizamos todos os dias. 

Um dia terei uma cozinha assim:
Inspiração
E nesse lado como estão as vossas cozinhas?  

2 comentários: