Planear as férias...

julho 30, 2014


Como já disse várias vezes aqui, esta semana vou de férias. Como sou uma pessoa que stressa muito se deixar tudo para último dia e não ter nenhuma lista para me orientar é impensável. Também não gosto de fazer tudo no mesmo dia e a correr, já basta a ansiedade que tenho sentido para voltar a Portugal. No domingo planeei tudo o que tinha a fazer durante a semana relativamente à nossa viagem:

Segunda, 28-07
- carregar telemóvel português (só o meu é que é desbloqueado, por isso temos um para o Edgar levar para Portugal);
- tirar as malas da arrecadação e limpar;
- organizar as coisas que temos de levar para Portugal e deixar lá (tenho muitas malas e outras coisas que o Edgar foi acumulando, que não é nosso e não precisamos);
- planear as malas de viagens: mala com coisas para entregar, mala do computador do Edgar que precisa de ser arranjado, mala com o meu computador que é o que funciona, mala com a nossa roupa, mala pequena com produtos de higiene, mala com o comer para a viagem.

Terça, 29-07
- limpar o carro por dentro;
- comprar o que é necessário para comer na viagem;
- fazer a playlist para o mp3. Em Espanha não existe nenhuma rádio que passe música durante a noite, por isso levamos o mp3 com músicas para nos animar a viagem;
- preparar toda a roupa para colocar na mala de viagem. Desta vez tentei colocar somente a roupa que vou usar mesmo, pois por vezes temos tendência a exagerar e trago de volta roupa por usar. Claro que devemos escolher a roupa de acordo com o destino das férias e tendo em conta as previsões meteorológicas (eu consulto sempre a internet para ver como vai  estar o tempo). 

Em relação à roupa, como vou estar 3 semanas em Portugal, vou conseguir ver o que realmente preciso e quando voltar o meu armário vai levar um destralhamento. Fiz uma lista com todas as roupas que vou levar e, assim no final das férias, vou verificar o que usei (depois venho aqui falar da minha mala). Este processo já é mais difícil com as roupas do Edgar, porque ele acha que vai precisar de tudo. Dou-vos um exemplo: ele leva os seus 5 perfumes. Confesso que ia-me dando uma coisinha má, quem é que precisa de tantos perfumes para as férias, nem para o dia-a-dia, mas pronto ele não é nada minimalista.  

Quarta, 30-07
- tratar de alguma tarefa necessária antes de ir de férias. Não gosto de deixar nada pendente para depois das férias. Gosto de ter tudo resolvido e ir descansada.
- planear ementa semanal para a semana após as férias, para não ter que pensar nisso e assim quando chegar tenho tudo organizado. Mais fácil para entrar na rotina normal! 
- fazer comida para o dia de regresso e congelar. Assim, não preciso de estar a cozinhar quando chegar.
- preparar toda a documentação necessária para a viagem: cartões de cidadão, cartão de saúde europeu, cartões de multibanco, documentos do carro. Coloco tudo no mesmo sítio para o caso de ser preciso durante a viagem. 

Quinta, 31-07 - dia da viagem
- speed cleaning na casa para deixar tudo limpo e arrumado;
- fazer a cama de lavado e colocar toalhas limpas nas casas-de-banho;    
- tratar da roupa da casa: não deixar nem roupa suja para lavar e roupa lavada para passar (mas se não tiver tempo não passo a roupa mas deixo-a bem dobrada e arrumada); 
- limpar o frigorífico e não deixar nada que se possa estragar durante o período que estamos ausentes. A ementa desta semana foi feita com base no que tínhamos de comer para não se estragar ou desperdiçar nada. 
- preparar a comida para a viagem, isto para não termos que parar e gastar dinheiro desnecessariamente.
- encher o garrafão de água para a nossa preta e preparar os pratos de comida. 
- deixar a chave suplente da casa com o vizinho (que é de confiança) para vir regar as minhas plantas.  
- confirmar se está tudo nas malas. Tenho uma checklist para as férias para confirmar se está tudo e se não me esqueço de alguma coisas.


Quem quiser pode fazer o download aqui, se quiser em formato editável pode-me enviar um email. A checklist pode ser usada para qualquer tipo de férias, mas por exemplo se vamos viajar de avião vou precisar dos bilhetes de viagem, mas já não vou precisar dos documentos do carro. 
Em relação a mala de produtos de higiene, não levo as embalagens normais dos produtos, tenho umas embalagens mini onde coloco os meus produtos. 

Acho essencial planear tudo com antecedência, para não andar a correr e esquecer de algo importante. E é assim que me organizo antes de ir de férias. E desse lado como se organizam?

Na próxima semana já estou em Portugal, não sei se vou conseguir vir aqui. Quero aproveitar ao máximo os momentos com quem eu sinto tanta falta. Mas vou tentar vir dizer um olá! Neste mês fiz muitos destralhamentos aqui em casa, por isso vou tentar vir aqui partilhar.
Para quem for também de férias...Boas férias!!!! Para quem não for...desejo na mesmo um bom mês de Agosto.

8 comentários

  1. E que sejam umas boas férias e que a viagem corra bem. :)
    Cá estarei quando voltares :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria!! Vão correr bem de certeza :)
      Beijos

      Eliminar
  2. Boa viagem e belíssimas férias!

    ResponderEliminar
  3. Olá Raquel, o que me ri com essa dos 5 perfumes! Cá em casa é também é assim, vá-se lá percebe-los! Um beijinho, e façam uma boa viagem :)

    ResponderEliminar
  4. Boa viagem. Adorava seguir listas ma nao consigo.nao me oriento e iiso realmente deixa me stressada

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas pelas mensagens de boas férias...correu tudo bem e já estou de volta :)

    ResponderEliminar

© Just happy with less. Design by FCD.