Resultado do Desafio: 100 Dicas para Organizar e Simplificar a Vida

julho 02, 2014

Após ter lido o ebook da Rita decidi, no final de mês de maio, fazer um desafio a mim própria. Ao longo do mês de junho queria implementar as 37 dicas que ainda me faltavam fazer e que se aplicavam a minha realidade (pois algumas não se aplicam). Então as dicas que me faltavam são:
  1. Limpar as teias de aranha - isto é uma das coisas que faz parte da limpeza mensal, mas que nem sempre me lembro. Este mês está Feito.
  2. Colocar um balde na banheira...ainda não o tenho mas quero fazer isto.
  3. Com vinagre e uma escova de dentes usada limpar a sujidade que se vai acumulando à volta das torneiras e nos ralos das banheiras e lavatórios. - Feito
  4. Arrumar a gaveta da tralha - não tenho nenhuma mas tenho as caixas brancas no quarto que acumulam alguma tralha. Arrumei duas, falta outras duas. - Incompleto
  5. Construir o meu guarda-roupa - Já fiz o método sazonal e pesquisa do meu estilo, como podem ver na pasta My Style no pinterest. Também fiz o inventário das coisas que tenho e uma lista de coisas que preciso de comprar.- Feito
  6. Todos os dias, passar 15 minutos a destralhar qualquer coisa - todos os dias não faço, mas faço pelo menos 2 a 3 dias da semana, por isso considero que a dica é implementada. - Feito
  7. Fazer um inventário dos medicamentos e colocar na agenda. - também fiz o inventário da caixa dos primeiros socorros para ver o que falta. - Feito
  8. Aproveitar melhor a varanda - limpar e colocar um vaso com uma planta na mesinha que tenho lá fora. Tomar o pequeno-almoço, ler um livro ou trabalhar no computador e aproveitar o sol. - Feito
  9. Usar a água dos copos ou de lavar legumes e fruta para regar as plantas - continua a não fazer isto, mas este mês andei a criar o hábito de guardar as cascas dos legumes, da fruta e dos ovos para a compostagem dos alimentos.
  10. Limpar a porta de entrada. - não fiz neste mês que passou porque esqueci-me...ups! 
  11. Colocar um cesto à entrada para colocar as chaves - não fiz porque ando à procura de um cesto simples branco, mas não encontro.
  12. Colocar as chaves que não usamos todas no mesmo sítio específico - tenho todas dentro de uma caixa, mas o Edgar tem que ver algumas que já não precisa - Feito
  13. Planear consultas médicas de rotina para a família, como o pediatra, o oftalmologista, o ginecologista, a consulta de check-up, etc...Tenho que arranjar médico em França, ainda não fiz isto por preguiça.
  14. Escrever num papel todos os números de telefone importantes (familiares, médicos, etc.) e coloque o papel num local visível. - fiz uma tabela com os contactos de emergência - Feito
  15. Destralhar o computador...já fiz uma grande parte mas ainda tenho muita coisa a fazer. 
  16. Comprar um disco externo com grande capacidade - preciso mesmo de comprar, mas ainda não foi possível, por isso vou guardando todos os ficheiros importantes, pessoais, estudos, fotos, etc. no dropbox e no google drive. 
  17. Limpar o pó do móvel da TV e arrumar as coisas. - Feito
  18. Colocar um cesto grande ao pé da entrada para colocar os sapatos que vêm da rua.- ainda não comprei o cesto, mas os sapatos da rua são agora deixados na arrecadação ao lado da porta de entrada da casa. - Feito
  19. Destralhar o armário da roupa - Feito (mas há algumas coisas do Edgar que ainda podem ser retiradas, mas é melhor não abusar). 
  20. Regar as plantas...aproveitar a água do banho e estabelecer um dia específico da semana. - Já estabeleci o dia da semana, só que ainda não aproveito a água do banho como já tinha dito no ponto 2.
  21. Jogar fora telemóveis e carregadores velhos. - ainda não fiz, falta-me destralhar a caixa branca que tem este material.
  22. Definir um local para guardar as pilhas e ver quais estão gastas e levar para a reciclagem. - não fiz pela mesma razão anterior. 
  23. Livrar-me da tralha de um hobby que já não uso - eu tenho umas coisas para acabar de fazer uma manta. Se até ao final do ano é não mexer nisso, dou a alguém. - À espera 
  24. Juntar uma pequena nota amorosa na mala da minha filha…ela vai ficar surpreendida! Pesquisar “kids lunch notes” no Google. Eu não tenho a minha filha ao pé de mim por enquanto, mas sempre posso deixar estas notas na mala do almoço do Edgar. - Ainda não fiz
  25. Fazer todos os meses o orçamento mensal...tenho que acabar de fazer o documento no excel.
  26. Passar os meus objetivos, de trabalho e de vida, para o papel . Escolher os três mais importantes, fazer um plano para os atingir, definir um deadline e começar a trabalhar neles. Não me preocupar com os outros objetivos enquanto não cumprir os três primeiros. Não fiz por preguiça. 
  27. Passar tempo ao ar livre! Fazer piqueniques, jantar ao fresco na varanda, dar um passeio na rua após o jantar ou andar de bicicleta. - Feito
  28. Planear uma grande limpeza na casa - estabelecer uma data para cumprir o meu objetivo. - Feito (vai ser na 3ª semana deste mês, para ir de férias descansada). 
  29. Fazer uma arrumação na roupa. As que não foram usadas durante os últimos meses colocar no saco para dar. - Feito
  30. Aproveitar o bom tempo do fim-de-semana para fazer um piquenique ou um passeio pelo campo...pesquisar percursos pedestres para fazer . - Feito
  31. Escolher um armário da casa e destralhá-lo completamente . O que não presta vai fora, o que não uso doar ou vender….já tenho muita coisa feita mas ainda tenho outras pendentes, mas isto é um processo para se ir fazendo, porque não estou em nenhuma maratona. 
  32. Esvaziar a caixa do correio todos os dias. Abrir as cartas e dar-lhes logo destino - Feito
  33. Fazer compras de supermercado mensais e em quantidade, tirando produtos frescos. Reduzir as visitas ao supermercado - Feito (este mês consegui poupar 50€ nas despesas das compras)
  34. Terminar com todos os cartões de crédito - tinha dois agora não tenho nenhum - Feito
  35. Comprar uma garrafa reutilizável como as Sigg para levar para o trabalho. - Ainda não comprei. 
  36. Aprender a dizer não quando não quer e não tem que fazer determinada coisa. Não fazer uma coisa que não quero só para agradar. - Este mês disse muitas vezes não. Impor a minha vontade era muito difícil para mim, mas tenho conseguido - Feito 
  37. Fazer sabáticas digitais. Um dia por semana ou um mês inteiro, não ler blogs, não ver sites, nem email. Aproveitar para ler livros, ver bons filmes, ter conversas interessantes com pessoas reais, passear, ligar-se mais à natureza e ao mundo físico envolvente. Fiz duas sabáticas e tenho reduzido o uso das tecnologias aos fins-de-semana - Feito
Concluindo, de 37 dicas que me faltavam fazer implementei 21 dicas. Acho que foi um bom resultado, mas tenho muitas que ainda são possíveis de fazer no próximo mês. As que não fiz porque preciso de comprar alguma coisa, vão ter mesmo que esperar.

Há alguma destas dicas que ainda não implementaram?

2 comentários

© Just happy with less. Design by FCD.