Como organizei o novo ano lectivo...


Este post já vem um pouco tarde, pois a escola em Portugal já vai na segunda semana. Mas não queria deixar de registar aqui como organizei o novo ano lectivo da minha filha. Como já referi aqui no blog, ela não vive comigo em França, então tudo tem que ser muito bem organizado para eu conseguir acompanhá-la e ajudá-la nos estudos. E também para facilitar a vida aos meus pais, que não conseguem fazer certas coisas. Até eu às vezes tenho dificuldade em ajudá-la, não me lembro de algumas coisas e tenho que pesquisar antes de conseguir responder. 
O ano anterior não correu mal mas podia ter corrido melhor, por falta de organização da minha parte. Se eu gosto tanto destas coisas da organização, então tenho também que ensinar a minha menina orientar-se na sua rotina, mesmo sem eu estar por perto. 

- Primeiro que tudo, comprei uma agenda para ela. Para registar tudo o que achar importante...e lá anda ela toda contente com a agenda nova. 

- Fiz um calendário do ano lectivo para ser colocado nos cadernos/dossier. Assim, ela vai poder colocar lá as datas mais importantes: reuniões, testes, actividades extra-curriculares, visitas de estudo, etc. Coloquei também nos cadernos uma folha onde ela coloca os seus dados, horário, nome dos professores, notas dos testes. Tudo isto é conferido por mim ao final da semana, através de video chamada (viva ao skype!).

- Fiz também uma tabela com o material escolar que ela precisa a cada dia. Isto para facilitar a tarefa de arrumar a mala na noite anterior, e não faltar nada. Como é óbvio eu não consigo fazer a mala dela e a minha mãe nem sempre tem tempo para fazer isso, então é mais uma ferramenta para ajudar a minha menina a orientar-se.

- E ainda tenho vários horários escolares plastificados, para colocar no frigorífico da minha casa e na casa dos meus pais, e outra para o meu pai ter no carro (para saber as horas exactas de ir pôr e buscar). 

(podem clicar nos links em cima e fazer o download dos documentos) 

- Todo o material foi verificado com a ajuda da minha mãe. A minha filha não é de estragar muito, então não precisei de comprar quase nada, para além dos livros escolares e dos cadernos novos. Como não vivo em Portugal comprei tudo através da internet. Os livros escolares comprei na wook e o restante material comprei na staples. Que depois fizeram a entrega em casa, sem qualquer custo. 
Este ano decidi comprar os cadernos arc para ela usar na escola, pois o ano passado ela quis cadernos no início, depois queria dossier e depois queria outra vez cadernos. Assim resolvi o problema, pois esses cadernos são mais ou menos as duas coisas, por ser possível tirar e colocar as folhas (eu já tinha o furador para as folhas, porque a minha agenda é do mesmo modelo). Eu sei que muita gente diz que nesta idade eles não têm quereres, mas eu não concordo 100% com isso e penso que também temos de ser um pouco flexíveis. Os nossos filhos têm de se sentir felizes com o que tem disponível para estudarem e mostrarem os bons resultados que os pais gostam.  

- Este ano também comprei o pacote da Escola Virtual (comprei juntamente com os livros na wook e tive um desconto de 50%). Os pais que poderem comprar é muito bom! E uma boa forma de estar actualizada sobre a matéria que os nossos filhos estão a dar na escola. Para além de que eu consigo ver o tempo que a minha filha passa a estudar e os exercícios que já fez. Ainda tenho os ebooks dos manuais escolares associados à conta. Ou seja, tenho a tarefa mais facilitada! O ano passado a maior dificuldade que senti foi, mesmo esta, saber a matéria exacta que ela estava a dar. Não era fácil, e nem sempre a internet nos dá as informações correctas. 

- Duas semanas antes de começar a escola a minha menina esteve comigo em França, e tentei organizar as rotinas dela. Deitar mais cedo (que não é nada fácil desde bebé) e acordar também mais cedo.   

Estas são as ferramentas que eu e a minha filha temos para que consigamos um ano lectivo muito bom. (escrevi conseguimos porque acho que o bom trabalho e empenho dos nossos filhos compete também a nós pais)

E como vocês organizaram o ano lectivo dos vossos filhos? Alguma dica para pais que vivem longe dos filhos?

imagem | google

Sem comentários:

Enviar um comentário