Destralhar o Guarda-Roupa e o Projecto 333


Depois das férias de verão e da mala de viagem que fiz, decidi fazer este mês o Projeto 333 de Courtney Carver. Até foi uma boa altura porque a minha rotina mudou no mês de setembro devido ao curso que comecei. E para facilitar a minha rotina de manhã foi essencial simplificar o meu guarda-roupa. 

Já tinha lido imenso sobre este projeto e vi muitos autores de blogs minimalistas a aderirem. Então o que é o Projeto 333? É um projeto no qual temos que escolher 33 peças de roupa para 3 meses. Todas as roupas, acessórios, jóias e calçado devem contar para o número. Temos exceções! A aliança de casamento ou outras jóias que sempre usamos (eu tenho um fio e um anel que nunca tiro), roupa interior, roupa de dormir, roupa de casa e roupa de desporto. As roupas que não se encaixam mais por algum motivo ou estão em mau estado podem ser substituídas.

Escolhi os meus 33 itens e guardei o resto da roupa separado, para não ter tendência de ir buscar algo que não está na minha lista. Então a roupa escolhida por mim foi:

Calças:
  • calças ganga clara 
  • calças ganga escura 
  • calças ganga rasgadas 
  • calças pretas 
  • calças cinzentas 
  • calças tecido azul escuras 
Casacos de malha:
  • casaco preto 
  • casaco verde 
  • casaco castanho 
Camisas:
  • camisa ganga clara 
  • camisa ganga escura 
  • camisa tecido azul escura 
Camisolas/ T-shirts / Tops:
  • camisola verde 
  • camisola beje 
  • t-shirt preta 
  • t-shirt creme 
  • blusa branca 
  • top azul claro 
  • top flores 
  • top preto 
  • top castanho 
  • top cinzento 
Casacos:
  • casaco de ganga 
  • casaco preto 
  • casaco creme 
  • blazer azul escuro 
Calçado:
  • ténis pretos 
  • sabrinas 
  • botas 
Acessórios:
  • mala preta 
  • écharpe preta 
  • écharpe verde 
  • 1 par de brincos
Eu só uso calças e aqui em França é preciso ter um bom casaco para andar na rua, mas dentro das casas não é preciso muita roupa. Em relação à bijutaria só uso mesmo o fio e o anel que nunca tiro e às vezes coloco uns brincos (que são sempre os mesmos). 
Esta tarefa não foi assim tão difícil para mim, porque na verdade eu não tenho muita roupa e nunca tive, mas foi sempre por falta de possibilidade. Tenho a certeza que se pudesse hoje em dia teria o guarda-roupa cheio. Ou seja, ainda bem que no passado não me era possível ser consumista! :) No entanto, é possível agora e eu não quero cair no erro de encher o guarda-roupa com roupas/ acessórios/ calçado desnecessários. Então este projeto serve para me mostrar que tenho mais que o suficiente e só preciso de trocar alguns itens por estarem mesmo a dar as últimas. 

Como eu escolhi os meus 33 itens? Primeiro tirei tudo o que eu não usei no ano passado. Depois vi algumas peças de que não gosto muito e que só usava ocasionalmente. Retirei também a roupa de verão que não vou usar mesmo nesta nova estação. Ainda me inspirei no meu álbum do pinterest para escolher as roupas que quero. 

A minha expectativa é mesmo perceber que não preciso de dezenas de peças de roupa e que vou conseguir simplificar a minha rotina matinal. E no final do projecto conseguir mesmo deixar ir algumas peças que ainda guardo no roupeiro à espera de um dia serem usadas, que raramente chega.

Assim, vou aproveitar para destralhar mais alguns roupas que guardei, mas tenho a certeza que não as vou usar, ou porque deixei de gostar ou porque está velhas. E vou verificar neste primeiro mês se a minha seleção é a que se encaixa no estilo que eu quero para mim atualmente. 
É preciso ter atenção que, como Courtney Carver frisa, este projeto não envolve sofrimento e sacrifício, por isso se achar que necessito de adicionar mais algum item adiciono sem qualquer problema ou sentimento de frustração. 

E desse lado quem já fez este projeto? Ou quem ainda não fez?

5 comentários:

  1. Olá Raquel!
    Eu nunca fiz este projecto, nem nenhum do género, e confesso que não sei se conseguiria fazê-lo.
    Quanto ao destrlahar, seja roupa ou coisas é comigo. Gosto de ter apenas coisas com utilidade, e detesto acumular.
    Quem sabe um dia destes me atrevo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina eu também pensava que não conseguia fazer! Mas até foi bem facil escolher os 33 itens.
      Porque não experimentar? Não precisa de ser 3 meses, pode ser 1 mês ou 1 semana :)
      Beijos

      Eliminar
    2. Sim tens toda a razão! Tentar não custa!
      Beijinho grande

      Eliminar
  2. Super bacana esse projeto! Ainda quero faze-lo. Vou experimentar um mês com uma quantidade X de roupas só pra sentir como reagirei ao desafio! Rs...

    Beijos e parabens pela iniciativa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Bruna! Pensava que ia ser mais complicado mas afinal é bem simples :)
      Beijos

      Eliminar