Destralhar o Telemóvel


Inspirada neste vídeo do blog Light by Coco decidi destralhar o meu telemóvel (o computador também está a precisar, mas fica para outra altura). Em abril deste ano o Edgar comprou um telemóvel novo para ele e eu fiquei com o antigo dele, que está em ótimo estado. Nunca tive um smartphone mas sempre desejei ter um, só que nunca foi uma prioridade para mim comprar um. Fiquei muito contente de o ter ganho :) parecia uma criança e comecei logo a colocar todas as aplicações que eu achava importantes para mim. Afinal de alguns meses tinha excesso de aplicações e não utilizava a maior parte delas. 

Agora tenho apenas na primeira página do telemóvel as 4 aplicações básicas: telefone, contactos, mensagens e o atalho para as outras aplicações. A imagem do meu telemóvel é simplesmente uma frase que adoro: "life is made of the little moments", para me inspirar todos os dias. Para as restantes aplicações tenho apenas 2 páginas como podem ver no vídeo em baixo (o video não está muito bom mas dá para ver). 



Aplicações instaladas:
  1. Navegador Chrome - para mim o melhor navegador e tenho em todos os meus equipamentos. 
  2. Outlook - tenho duas contas de email: uma do hotmail e uma do gmail. Mas recebo todos os emails no outlook.  
  3. Dropbox - é onde guardo todos os meus ficheiros do computador e quando preciso de aceder a algum documento fora de casa basta vir aqui. É uma aplicação que utilizo muito. 
  4. Evernote - outra aplicação onde guardo muita coisa: projetos futuros, tarefas, receitas que quero fazer, informações da net que quero voltar a ler, etc.
  5. Google keep - onde escrevo notas rápidas de ideias que me surgem. É bem simples como todos os aplicativos da google e funciona como se eu escrevesse um post-it. 
  6. Facebook e o seu Messenger - cada vez uso menos, mas utilizo para falar com a minha família e amigos que estão longe. 
  7. Bloglovin - é a aplicação que utilizo mais no telemóvel, pois leio os meus blogues favoritos quando estou fora de casa. 
  8. Pinterest - onde guardo o que vou encontrando pela internet e me inspira. 
  9. Instagram - tenho à pouco mas vou tentando colocar algumas coisas do meu dia-a-dia o fazer desafios como o #desculpashámuitas. 
  10. Youtube - para ouvir as minhas playlists. 
  11. Vsco cam - a minha aplicação favorita para editar fotos.
  12. Câmara fotográfica
  13. Calculadora 
  14. Calendário google - a minha agenda. 
  15. Google tradutor - utilizo muito para a minha formação ou no dia-a-dia quando preciso de alguma palavra que não sei, pois vivo num país com uma língua que ainda não conheço bem. 
  16. Adobe reader - onde tenho o livro em pdf que estou actualmente a ler.  
  17. CamScanner - aplicação que utilizo para digitalizar documentos e enviar para o Evernote.
  18. Shazam - para quando oiço alguma música que goste mas não sei o nome. Utilizo o Shazam para identificar o nome da música e depois vou ao Youtube e coloco-a na minha playlist.   
  19. Clearfocus - utilizo para a técnica dos pomodoros. É uma aplicação com o layout bem simples, como eu gosto, e quando a utilizo sou bem mais produtiva.   
  20. Yoga - uma aplicação para a minha prática de yoga. Tem 37 programas para se fazer e explica detalhadamente as poses.    
  21. Mindfulness - utilizo para cronometrar o tempo da minha meditação. 
  22. Beber água - esta aplicação calcula a quantidade de água que temos de beber de acordo com o nosso corpo. Para mim é importante porque esqueço-me de beber água e com a app recebo uma notificação para me lembrar.  
  23. Nike+ Running - aplicação para me incentivar a correr, mas agora com o frio começa a estar mais complicado. 
  24. Out of milk - esta aplicação permite criar a lista de compras, mas confesso que ainda não a explorei bem. Se continuar a ter pouco uso elimino. 
  25. WorkFlowy - a aplicação que utilizo para organizar as listas de coisas a fazer. Tenho conhecimento desta aplicação à pouco tempo. Ainda não explorei bem mas vou mantê-la.
Tenho ainda duas pastas com aplicações que já vêm no sistema, mas que não é possível eliminar. Uma para aplicações do google que não utilizo e não consigo eliminar e outra para aplicações do sistema do telemóvel e da operadora. Reduzi bastante as aplicações que tinha, mas mesmo assim tenho 25. Como destralhar é um processo continuo, daqui a algum tempo vou verificar se existe alguma aplicação que não preciso manter.
Ainda eliminei mensagens, registo de chamadas e contactos que já não preciso, mas não foram muitos, porque tenho o hábito de fazer isto no final de cada mês ou de dois em dois meses. 

Agora tenho de arranjar coragem para destralhar as pastas do meu computador, mas isso vai demorar mais tempo de certeza. Formatei o computador à pouco tempo, mas ainda continuo com os Favoritos do Chrome cheio, a pasta da Dropbox para organizar e fotografias para processar. 

E como estão os vossos telemóveis? Têm muitas aplicações?

2 comentários:

  1. Olá Raquel! Realmente, as apps são tão tentadoras, não é? Procuro sempre simplificar as coisas, e elas prometem fazer mesmo isso, é difícil resistir... mas começo a pensar nelas como uma "meta-tralha"digital, confesso. Uso o telemóvel mais ou menos como tu, mas uso mais o evernote para finalidades que mencionas outras aplicações (notas, adobe reader, workFlowy, out of the milk,digitalizo diretamente no evernote), o que simplifica bastante para mim e liberta o telefone. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso o mesmo...para mim as apps são mesmo "meta-tralha" digital. Eu também quero simplificar tudo no Evernote, mas este mesmo está a precisar de um destralhe enorme, e só depois é que vou compilar tudo lá. Não sabia era que o evernote tinha a mesma funcionalidade que o adobe reader para ler ebooks. Vou experimentar :) Obrigada e beijinhos

      Eliminar