Tarefas simples que facilitam a minha vida

novembro 19, 2014


É verdade que sempre fui uma pessoa organizada e detesto viver no meio da desorganização, mas nem sempre é fácil manter tudo como quero. Por isso faço algumas tarefas diárias simples para facilitar a minha vida, manter a arrumação e a limpeza da casa, e não andar stressada. 

- Não saio de casa sem fazer a cama. Logo que acordo coloco a cama a apanhar ar e bem antes de sair de casa puxo o edredon para cima. Nota-se que tenho tudo bem simples e nem tenho a cama cheia de almofadas. 

- Guardo logo tudo o que utilizo. Aqui em casa também se aplica a regra: se usou...guarde, se sujou...limpe, se desarrumou...arrume, etc. Assim é difícil as coisas ficarem muito desarrumadas. 

- Arrumo a cozinha todos os dias depois do jantar: lavar a loiça, limpar fogão e bancada, arrumar a mesa e passar a mopa pela cozinha. Esta última tarefa também faço de manhã, pois a nossa preta fica na cozinha. 

- Lavo a roupa e passo durante a semana. Somos duas pessoas cá em casa então no máximo faço duas máquinas por semana (roupas nossas e roupas da casa), normalmente à sexta. Passar a ferro normalmente é à segunda, mas só posso a roupa que realmente precisa que não é muita (gasto 1h ou menos por semana com esta tarefa). 

- Limpo a casa-de-banho regularmente: passo o pano húmido para eliminar a sujidade da pasta de dentes e passo a mopa no chão para apanhar cabelos e outras sujidades. Normalmente faço isto de dois em dois dias quando termino de despachar-me de manhã. 

- Antes de deitar-me tento sempre não deixar nada fora do lugar e preparar as coisas para o dia seguinte (almoços, roupa, etc...). 

- Arrumo os papéis e correio no sítio certo. Tenho uma caixa de entrada na entrada da casa, e aí deixo os papéis que recebi nesse dia, até chegar o dia em que processo tudo (costumo fazer ao sábado).  

- Tenho uma lista de tarefas que devo fazer todos os dias. Claro que eu sei que tenho essas coisas para fazer e já faço isso automaticamente. Mas há dias que não estou muito bem e a lista ajuda-me (e eu gosto muito de listas).

- Faço a ementa semanal. Tenho de fazer todas as semanas, quando não faço a semana não corre da mesma maneira e as refeições são sempre feitas à pressão.   

Preciso de dizer também que tive de diminuir as minhas expectativas em relação à minha organização diária e à organização da casa. Principalmente esta última, tudo o que implica a sua limpeza e arrumação é difícil, pois viver com uma pessoa que não liga nenhuma a isso e com uma cadela dentro de casa. Simplificar...simplificar a casa...simplificar as expectativas...simplificar a organização!

E desse lado quais são as tarefas que facilitam o vosso dia à dia? 

3 comentários

  1. Adorei, Raquel! Coisas simples mas que no montante fazem uma enorme diferença!

    ResponderEliminar
  2. Adorei precisava era dos menus semanais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu posso partilhar os meus menus mensais, mas acho que isso depende de cada casa, dos gostos e das necessidades de cada pessoa. Mande-me um email que eu envio os menus!

      Eliminar

© Just happy with less. Design by FCD.