O que é essencial?


A semana passada estive ausente, como disse na segunda. Estive doente (nada de grave, mas uma pequena infecção no estômago já incomoda) e não havia maneira de conseguir escrever alguma coisa. Foi uma semana que passou e abria o blogger e ficava a olhar para a folha em branco e nada, nada de nada! Acontece-me muitas vezes....

No entanto, andei aqui em casa a fazer tarefas que já andava a adiar há algum tempo. Finalmente foram riscadas das minhas listas! Por isso até foi "útil" ficar doente (claro que preferia ter ficado em casa por outros motivos). Estes dias serviram para eu fazer uma pequena reflexão e várias vezes surgiu na minha cabeça a pergunta: "O que é essencial para mim?". A questão que tantas vezes fazemos quando decidimos embarcar nesta jornada pelo minimalismo. Então lembrei-me de umas questões que Leo Babauta nos dá no seu livro "O Poder do Menos":

  1. Quais são os seus valores?
  2. Quais são os seus objectivos?
  3. O que é que ama?
  4. O que é importante para si?
  5. O que é que tem maior impacto?
  6. O que tem o maior impacto a longo prazo?
  7. Preciso ou quero?


Estas questões são um bom exercício para quem tem dificuldades em decidir o que é essencial para si. Quando ando meio perdida nas minhas coisas, gosto de colocar estas questões para me orientar novamente. E como o autor diz é necessário uma revisão contínua até nos sentirmos satisfeitos por não conseguir eliminar mais nada. Penso que tenho ainda um longo caminho para percorrer...

Já pensaram em responder a estas questões?

1. referente a essência
2. que constitui a essência de algo; básico, fundamental
3. importante, indispensável
4. a coisas principal; o ponto mais importante.


7 comentários:

  1. Ótimas questões! Quando conheci o minimalismo comecei a repensar sobre a questão de "precisar x querer". Queremos muito mas não precisamos de tudo o que queremos! Saber discernir isso nos leva a consumir de forma muito mais consciente.

    Beijos! Espero que estejas melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruna! Já estou melhor :) Precisar x Querer é uma questão que me "persegue" desde que decidi simplificar a minha vida. Agora o meu consumismo é muito bem repensado.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Neste momento acho que até nas questões eu simplifiquei.... Depois de ler o livro da Marie Kondo resolvo tudo perguntando-me "[tal coisa] faz-me feliz"? Fiz isso para selecionar a roupa e mais tantas outras coisas...é milagroso! =)

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima tenho mesmo que ler esse livro :) Muitas vezes também faço só essa pergunta simples, mas quando ando meio perdida tenho mesmo que fazer mais umas questões para me orientar.

      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. É uma questão que todos deveríamos fazer a nós próprios, talvez deixássemos de dar importância ao que não tem qualquer importância.

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de as fazer frequentemente para me orientar e manter a minha vida o mais simples possível :)~
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. O precisar x querer é das mais complicadas, pelo menos para mim, e não falo em coisas materiais simples mas sim naquelas decisões maiores como mudar de carro para um que gaste menos, mudar de casa para ter mais paz interior. É complicado! :P

    ResponderEliminar