Prendas de Natal


Prendas de natal! Muito se fala das prendas nesta altura do ano! É verdade que vivemos numa sociedade consumista e que na época natalícia muitas pessoas gastam o que não têm para oferecer uma prenda a alguém, muitas vezes inútil e sem significado. Mas penso que também há cada vez mais pessoas conscientes sobre este tema e estão a conseguir alterar um pouco (ou sou eu que estou mais consciente! não sei!). Eu gosto de oferecer prendas no natal ou noutra data qualquer. Nunca me lembro de entrar em exageros, até mesmo antes do minimalismo entrar na minha vida! 

Se ofereço prendas no Natal, não o faço como uma obrigação, faço porque realmente a pessoa é importante para mim e quero dar algo com significado para mim e para a outra pessoa. Este ano a minha maior prenda vai ser a minha presença. Acho que não há prenda melhor estar com a nossa família e amigos. Então para quem passa o ano longe dos seus, acho que nada mais importa a não estar com eles de corpo e alma.
No entanto vou oferecer prendas às crianças (minha filha e dois afilhados). Comprei roupa porque sei que estão a precisar e levo sempre quando vou a Portugal de férias. Para os mais crescidos da família vou oferecer umas trufas de chocolate (receita daqui) que vou eu mesma fazer com muito amor e carinho :)
Aqui em casa decidimos que não vamos dar prendas um ao outro (já damos durante todo o ano sem haver uma data especial). Mas decidi fazer uma surpresa ao Edgar e dar um álbum de fotografias nossas e uma mensagem especial (fiz aqui). Depois venho aqui contar! 
E surgiu-me a ideia de este Natal oferecer também palavras! Quero dar e receber palavras que nos aquecem o coração, palavras que nos dão felicidade. Escrevi umas cartas! Quero dizer às pessoas que amo o quanto as amo e o quanto elas são importantes para mim e dizer o valor que elas têm para mim.

Estas vão ser as minhas prendas de Natal deste ano. Mas deixo aqui uma lista das prendas que gosto de dar e receber, seja no Natal ou noutro dia qualquer:
- demonstrações de amor (ouvir e dizer a palavra amo-te)
- experiências (um jantar, uma estadia num hotel, etc.)
- álbum de fotografias ou simplesmente algo com uma foto com a outra pessoa (ex: um puzzle)
- uma carta/um postal com palavras escritas por ti (nada de clichés)
- livros/ebooks
- agendas ou caderninhos feitos por ti
- prendas comestíveis (bombons, bolachas, etc..)

E vou vos confessar uma coisa: eu adoro receber no Natal um pijama! Não me perguntem porquê, mas desde pequena gosto de ter um pijama na árvore de natal...

E desse lado qual é a prenda que gostam mais de receber?

*os embrulhos da fotografia fui em que fiz com papel craft liso, comprei umas fitas bonitinhas e coloquei as etiquetas daqui.

2 comentários:

  1. Ótima ideia de dar algo que você mesmo fez. Gosto bastante dessa ideia que, além de ter o nosso carinho embutido, mostra que de fato dispensamos um tempo para preparar tudo para a outra pessoa! No final das contas, o nosso tempo é o maior presente que podemos dar a alguém! ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. O que mais gosto de receber no Natal é a presença dos meus familiares e amigos próximos. No dia-a-dia todos têm compromissos e poucas vezes estamos todos reunidos. Para mim é o maior presente de Natal!

    ResponderEliminar