One Bite at a Time - Projeto 1


Como tinha dito aqui, decidi fazer os 52 Projectos para tornar a vida mais simples do ebook One Bite at a Time da Tsh Oxenreider. O livro reúne os melhores e mais básicos passos para simplificar a vida, como a autora afirma. 

"How do you eat on elephant? One Bite at a Time" 
Como se come um elefante? Uma mordida de cada vez.

Não estou a fazer os 52 projectos por ordem e obrigatoriamente distribuídos em cada uma das 52 semanas do ano, pois há projectos que demoram mais tempo que outros a serem implementados na minha vida. Aliás até a própria autora diz que podemos ir fazendo ao nosso ritmo, de forma concentrarmos-nos em cada projecto de cada vez, até que se torne um hábito.

Os projectos estão divididos por 8 categorias (uma boa forma para escolher quais queremos fazer primeiro):
  1. Vida verde
  2. Viver bem
  3. Gestão do dinheiro
  4. Organizar a sua mente
  5. Organizar o seu espaço
  6. Relações pessoais
  7. Cuidar de si mesmo
  8. Administração do tempo
Hoje vou falar do primeiro projecto - Eat your frog, traduzindo "comer o seu sapo". Este projecto baseia-se no livro de Brian Tracy, como o mesmo nome. A ideia é fazer a pior coisa/tarefa logo no início do dia. Assim o resto do dia vai ser mais fácil. 
A autora aconselha que primeiro devemos estabelecer a nossa rotina matinal (uma lista de 5 coisas para começar bem o dia) e criar a lista das tarefas diárias. Desta lista devemos seleccionar as 3 tarefas que são mais importantes (3 TMI, tal como Leo Babauta indica no seu livro "Poder do Menos") e começar a fazer em primeiro lugar a pior tarefa, o nosso sapo. 

Neste momento, para mim "o meu sapo" não é necessariamente uma tarefa que não quero fazer ou não gosto nada, mas sim tarefas que tenho tentado implementar para torná-las um hábito, só que não tenho tido bons resultados. Uma delas por exemplo é a meditação. Assim quando termino a minha rotina matinal (oil pulling e beber água com limão) tento fazer de imediato 5 minutos de meditação (esta semana vi que não sou a única). Outra das coisas que quero fazer este ano, é fazer da minha agenda a minha melhor amiga, pois é sempre negligenciada. Ou seja, depois terminar a minha meditação pego calmamente na minha agenda para escrever nela e planear o meu dia. Aqui também decidi fazer a tarefa que demora sempre mais tempo e que necessito de ter mais concentração. 

É um projecto simples, mas demora o seu tempo. Quando conseguir implementá-lo como um hábito vai fazer uma mudança incrível na minha vida. 

E vocês comem logo os vossos sapos pela manhã? 

2 comentários:

  1. Achei espetacular a ideia!! Já li o livro e achei muito fácil de leitura e de seguir as ideias. Alias é mais para ir praticando do que propriamente para ler. Mas achei muito boa a ideia!
    Só hoje consegui ler os teus posts de 2015, peço perdão! O meu início de 2015 foi mesmo muito interior, sem grande prioridade para a internet. Tive semanas que só liguei o computador para falar com o meu moço que está em Portugal ainda =) Raquel, obrigado pela companhia no meu blog. Faço questão de te ter nos meus favoritos também, pois és um exemplo de simplicidade! Obrigada! E feliz 2015! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima!! É sempre bom receber um comentário teu :)
      Só mesmo esta semana é que andei activa aqui no blog...porque para mim Janeiro é um mês difícil (ainda não descobri o porquê, mas talvez por ser um mês de reflexões. Espero que estejas a gostar do Canadá...vou acompanhando esta tua nova experiência pelo blog! Beijinhos e feliz 2015 para ti também

      Eliminar