A minha Agenda...

fevereiro 10, 2015


Hoje venho falar da minha agenda, pois um dos meus planos para este ano é ser mais organizada e tornar a minha agenda na minha melhor amiga. Isto porque todos os anos eu começo muito bem a escrever e a planear bem os meus dias, mas depois esqueço-me dela, e ando eu desorientada e cheia de papelinhos por todo o lado. Este ano vai ter de ser diferente! Então decidi colocar um tempo específico na minha rotina diária dedicado à agenda. Ultimamente tenho conseguido e não tenho falhado nenhum dia sem escrever nela.
Mas desde que me lembro como gente, eu gosto muito de agendas mas gosto mais de fazê-las! Nos tempos de escola fazia sempre a agenda num caderno ao meu gosto e depois comecei a fazer no computador quando tive computador. Por isso gosto de agendas versáteis e que consiga adaptar às minhas necessidades. 
Há dois anos fiz uma comprar fantástica, aliás pedi como prenda de natal ao namorado :) Um caderno arc A5 da Staples, mais alguns acessórios: o conjunto de 5 separadores, um conjunto de 2 blosas zip, marcadores de páginas, bloco com papel para notas, a régua. Comprei também o furador que foi um pouco caro, mas para mim era essencial para tornar a minha agenda mais versátil e os cadernos escolares da minha filha também são assim.

Depois de muitas leituras e pesquisas, para me organizar adoptei o modelo GTD e o Bullet Journal. O primeiro penso que dispensa apresentações, mas podem saber muita coisa no blog Vida Organizada. O Bullet Journal é um sistema de gestão de tarefas, compromissos, notas diárias, são bullets (símbolos) diferentes que colocamos ao lado de cada informação. Conheci o bullet journal através do blog da Rita, mas inspirei-me no sistema de uma autora de um blog inglês que a Thaís compartilhou

Como é que organizo a minha agenda arc? 
(vou mostrar algumas fotos por isso vai ser um post um pouco longo que o normal) 

- O caderno de capa rija trás umas bolsas para colocar cartões, onde tenho alguns cartões importantes que não estão na carteira: o cartão do Ikea Family (muito importante!), cartões europeus de saúde,  e o cartão do banco português. Tenho no início uma folha com uma frase inspiradora, "Start each day with a positive thought", e alguns acessórios: a régua, os marcadores de páginas que uso para as minhas leituras, algumas folhas estreitas para notas rápidas (percebi que a compra não foi necessária porque podia ter feito as minhas próprias folhas), a régua e uma bolsa zip onde guardo papéis que recebo durante o dia e que não foram processados, por exemplo talões de compras.  
  

- Os separadores estão divididos pela seguinte forma:
   > Inbox - é a caixa de entrada onde escrevo toda a informação que chega até mim e que tem de ser processada mais tarde, tal como ideias, pensamentos, tarefas a fazer. Ou seja é onde esvazio a minha cabeça. Depois escrevo no calendário ou nas listas de tarefas a fazer, algum dia talvez. Aqui também tenho uma folha para registar ideias de posts para o blog. 

  > Bullet journal - é onde tenho um calendário anual, uma folha com as datas importantes e aniversários, uma folha para o índice e bullets que uso. Depois tenho um calendário mensal onde registo as datas importantes e no verso as Big Rocks para esse mês (as principais coisas a fazer). A seguir tenho uma folha onde faço o planeamento da semana, onde escrevo as minhas rotinas diárias que vou assinalando quando as faço correctamente, a ementa semanal, os posts para o blog e um espaço para notas onde coloco normalmente uma frase inspiradora para essa semana. Para cada semana ainda tenho outra folha onde registo as minhas tarefas a fazer com os bullets e a que dizem respeito:
@home | @work | @blog | @personal



No final de cada mês digitalizo e guardo no Evernote. No final do ano junto todos os pdfs dos meses juntamente com o índice para consultar se necessário. 
Eu sei que utilizo muito papel e devia reduzir, mas não consigo organizar com aplicações. Tem que ser mesmo com papel. 

   > Listas - onde coloco várias listas: lista coisas a fazer em casa, livros a ler em 2015, lista de algum dia talvez, e umas folhas para os projectos que tenho em andamento. Tenho uma página para cada lista quando terminar coloco outra folha na agenda. 

   > Home - é onde coloco a lista de compras, uma folha com o orçamento mensal e contas a pagar, uma folha para registar as despesas normais e despesas de saúde. Isto só serve para me orientar e registar alguma coisa quando não tenho tempo de aceder ao computador. Não faço um papel com o orçamento mensal todos os meses, para isso tenho um documento excel no computador. Ainda tenho uma folha para coisas de mulher, onde registo o meu calendário menstrual. Sou um pouco despasarada com estas coisas e quando vou ao médico não sei responder a algumas questões simplesmente porque não me lembro. Agora não tenho desculpa!

   > Personal - onde tenho dados pessoais da família, informações da escola da minha filha, datas das vacinas e dos cios da nossa cadela e no fim os contactos mais importantes (uma folha para a família e outra para médicos, tradutores e outros profissionais que possa precisar). 

E é assim a minha agenda! Claro que o que funciona para mim não significa que funciona para as outras pessoas, por isso mesmo é que fiz a minha própria agenda. Mas claro que se alguém tiver interessado nos templates da agenda eu posso disponibilizar aqui no blog. 

E como vocês organizam a vossa agenda? Quem tem claro! 

Beijinhos

4 comentários

  1. Eu gosto muito. Porém acho agendas brasileiras muito ineficientes para mim, são lindas. Há 2 anos estou utilizando coreanas pois as acho práticas e simples. Listas eu faço em bloco separados e coloco na bolsinha que forma a capa plástica com a capa da agenda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruna! Obrigada pela visita e pelo comentário :) Eu não conhecia as agenda coreanas, mas para mim a maioria das agendas de compra não me satisfazem...e gosto mesmo de fazê-las! Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu sou uma rapariga de agendas e listas, e já não é de agora. Não consigo viver sem agenda, trago-a sempre comigo na carteira, mas tenho uma certa dificuldade em usá-la diariamente, acho que é mesmo uma questão de disciplina. Uso só quando acho que necessito. Mas depois de ler posts como este dá-me sempre vontade de rentabilizar esse instrumento na organização. Vamos ver se é desta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! Obrigada pela visita :) Eu também tinha esse problema...não usava a agenda diariamente, mesmo tendo ela sempre comigo. Mas coloquei na minha rotina matinal como tarefa, escrever na agenda e tem resultado :)
      Beijinhos

      Eliminar

© Just happy with less. Design by FCD.