Desafio 30 Dias Minimalistas #1


Já passaram 10 dias do desafio que decidi começar no início deste mês. Posso dizer que estou a adorar e tenho percebido realmente as coisas que são mais difíceis para mim no que diz respeito a simplificar a vida. Quando o desafio do dia corresponde a algo material não tenho grande dificuldade, agora quando diz que tenho de passar um dia sem reclamações ou aprender a apreciar a solidão torna-se mais complicado. Aqui está o meu problema com o minimalismo, é o imaterial e não o material! Destralhar e simplificar os bens materiais é fácil para mim, mas os pensamentos e sentimentos menos positivos é mais difícil.  

Vou falar um pouco de como me correu cada dia destes primeiros dez do desafio:
1º Dia - Ficar offline por um dia 
Vou ser sincera calhou mesmo bem ao domingo, porque se fosse durante a semana não conseguia. Há muito que tento não tocar em tecnologias ao domingo. Ás vezes consigo outras não, mas desta vez consegui. Não queria falhar logo no primeiro dia! :) Correu muito bem e acabei por ler um livro inteiro. Venham mais domingos assim...

2º Dia - Meditar por 15 minutos
Eu leio muito sobre a meditação e sei que é uma boa maneira de reduzir o stress e ansiedade, e eu sofro muito de ansiedade! Por isso já faço desde o início do mês um desafio pessoal: meditar todos os dias 5 minutos. Quero tornar a meditação parte da minha rotina. Por isso neste dia foi só acrescentar mais 10 minutos, que em breve hei-de conseguir fazê-los todos os dias!

3º Dia - Organizar a vida digital
Este desafio foi fácil para mim...nunca tenho nada no meu ambiente de trabalho! Não gosto de ver pastas no ambiente de trabalho. Aproveitei para organizar algumas pastas mas nada de muito complicado. 

4º Dia - Um dia sem reclamações
Eu costumo dizer que o homem cá de casa reclama muito. Quando o chamo a atenção, ele diz na brincadeira que o homem não pode mostrar-se satisfeito! Mas falando de mim. Não tinha a noção que reclamava tanto...tenho que começar a pensar melhor antes de reclamar por pequenas coisas. Para poupar o meu estado de espírito e ser mais positiva. 

5º Dia - Identificar suas principais prioridades 3-6
Eu sei na minha cabeça quais são as minhas prioridades e andava já algum tempo para colocar isso no papel. Foi a altura ideal! Não precisei de cavar muito fundo para fazer a minha lista...só precisei de refletir um pouco e escrever. 

6º Dia - Seguir um ritual matinal
Gosto de começar bem o dia e ter tempo para fazer tudo com muita calma. Gosto de acordar bem cedo, o ideal para mim é às 6h mas cá em casa não gostam muito. Eu neste momento não trabalho ,mas sendo 6h30 estou acordar e a começar a minha rotina: oil puling, beber a minha água com limão, meditar durante 5 minutos e depois escrever na minha agenda. 

7º Dia - Simplificar a lista de leitura
Fácil para mim limpei os meus favoritos, eliminei muita coisa e só deixei os links de sites úteis que preciso com alguma frequência. Tinha muitos posts de blogs guardados nos favoritos...li todos e os que realmente queria guardar porque sei que vou voltar a ler coloquei numa pasta privada no Pinterest (adora esta aplicação!).  

8º Dia - Aprender a apreciar a solidão
Não foi muito fácil manter-me pelo menos 3 horas sozinha com os meus pensamentos. Eu passo muito tempo sozinha em casa e adoro! Mas tenho sempre o computador ligado e música no fundo (a televisão nunca é ligada, não gosto!). O desafio deste dia é para voltar a fazer de certeza.

9º Dia - Diminuir os produtos de beleza
Fiz a lista de todos os desafios que uso regularmente e não são muitos, mas também não tenho muitos! Já ando a simplificar os produtos de beleza há algum tempo. Mas aproveitei o dia para ver a composição tóxica dos meus produtos e pesquisar substitutos mais naturais. 

10º Dia - Nenhuma email ou rede social até ao almoço
Mais um desafio que mexe com tecnologias! Nada fácil para mim...depois fazer a minha rotina matinal de manhã, a primeira coisa que faço logo é ligar o computador. E ao contrário do que se diz, vejo logo o email e as minhas redes sociais e depois começa a atacar as minhas tarefas diárias. Tenho que fazer o desafio deste dia novamente...não consegui! Ups! Os erros acontecem tenho é que fazer outra vez :)

Tenho seguido o desafio sem fazer alterações, mas claro que é possível fazê-las, tal como a Ana fez. Talvez quando voltar a fazer o desafio altere. Sim! Voltar a fazer! Porque penso que este desafio deve ser feito várias vezes, tal como a Michele comentou no meu post: "não é um desafio para apenas um mês, mas sim para vários! (...) acho que realmente algumas coisas deveríamos fazer frequentemente, como passar um dia sem reclamar, repensar as prioridades, ficar sem email/social media até o meio dia."  

E aqui ficou o meu relato destes primeiros 10 dias. Espero que esteja a correr bem a todas que estão a fazer!

Beijinhos
créditos da imagem | sonya khegay

5 comentários:

  1. Olá Raquel, cada vez gosto mais de ouvir relatos de como simplificar a nossa vida :) Acho que é disto que estou a precisar e dou muito valor a experiências :) E então quando se vê resultados positivos, melhor :)
    Prazer em conhece-la :) Acho que vou voltar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! Obrigada pela visita e espero que volte sempre :)
      Simplificar a minha vida mudou muita coisa...tem sido uma experiência muito boa, por esse motivo escrevo aqui no blog. E espero inspirar as pessoas que me lêem!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. olá tudo bem?
    Não me lembro bem como cheguei no seu blog mas já faz alguns dias que eu estou seguindo e quero te dizer que eu estou amando ♥
    ele é lindo e me sinto bem em visitá-lo :)
    estou comentando nesse post pois também quero participar desse desafio, achei super legal.
    ótima quarta.

    bjooooo
    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tatiane! Obrigada pelas palavras :) Eu adorei fazer o desafio e vou voltar a repetir ainda este ano! Adoro desafios porque para mim são sempre um auto-conhecimento! Força para os teus 30 dias minimalistas! Beijinho

      Eliminar