Desafio 30 Dias Minimalistas #2

fevereiro 20, 2015


E já vão mais 10 dias do desafio de 30 dias minimalistas. Estes dias foram bem simples pois muita coisa já tinha feito e normalmente vou repensando ao longo dos meses e do ano. Não é isso que um estilo de vida minimalista pede! Repensar e avaliar o nosso dia-a-dia para verificar se estamos no caminho que desejamos.

Então vamos ver como correu estes 10 dias:
11º Dia - Avaliar os compromissos
Foi uma das primeiras coisas que fiz quando comecei a minha jornada pelo minimalismo. E na verdade não tenho nem nunca tive muitos compromissos e responsabilidades. Neste momento os meus compromissos é com a minha casa/família, trabalho (mesmo estando desempregada todos os dias faço alguma coisa para mudar essa situação) e o blog. Antes ainda tinha alguns compromissos sociais, mas passei a dizer não aos que nada me oferecem. Gosto muito de estar tranquila na minha casa.  

12º Dia - Definir as metas para este ano
Bem já passamos o mês de janeiro! Altura de pensarmos nas nossas metas para 2015, por isso este desafio estava feito. Mas parei uns minutos para verificar se estou num bom caminho! Sim, estou! Muita coisa tenho feito para concretizar os meus desejos para este ano

13º Dia - Limpar o meu armário
Desde que fiz o projeto 333 não tenho roupas no meu armário que não me fazem sentir confiante ou que não goste. Olhei para o meu armário e vi que não tinha nada para deitar fora. Eu parei o projeto durante esta estação mais fria, porque já destralhei o meu guarda-roupa o máximo possível. Quando vier a nova estação vou voltar a fazer, mas mesmo assim não tenho muitas peças de roupa para analisar. 

14º Dia - Dar um passo para aprender uma nova habilidade 
Para mim a aprendizagem é essencial na minha vida. Gosto de estar sempre a estudar! Há muito que queria dedicar um tempo para aprender mais sobre o GTD e aplicá-lo no Evernote. Então foi o que fiz neste dia, dediquei-me a estudar um pouco do GTD e vou continuar. Gosto muito deste método e quero entender realmente como ele funciona e aplicar da melhor forma na minha vida. Também inscrevi-me nas aulas de francês e de inglês (o curso é gratuito aqui na minha cidade). Vou começar na próxima semana a ter dois dias por semana de aulas. Estou desempregada tenho que fazer qualquer coisa para não estar o dia todo em casa. 

15º Dia - Examinar os hábitos diários
Com os projetos do ebook One Bite at a Time tenho feito algumas alterações nas minhas rotinas e hábitos. Mas nunca é demais parar e analisar os nossos hábitos. A minha rotina matinal já está bem implementada nos meus dias, mas a rotina noturna ainda falha nalguns dias. No meu dia-a-dia tenho que reduzir o tempo que passo ao computador. Difícil, mas não impossível!

16º Dia - Não comprar nada por 24 horas
Nada complicado! Passo muito bem com dias sem fazer compras. Hoje em dia, as minhas compras são planeadas: faço as compras semanais à quarta ou ao sábado, que é dia de mercado aqui, e normalmente penso no início do mês se vou comprar alguma coisa que tenho nas minhas wishlists (umas vezes para a casa outras vezes para mim, e não pode passar do plafond estipulado). 

17º Dia - Praticar single-tasking
Aqui está um desafio complicado para mim. Sei de todos os benefícios de efectuar uma tarefa de cada vez, mas nem sempre consigo. Neste dia tive a perceção de como salto de uma tarefa para a outra e a quantidade vezes que faço várias tarefas ao mesmo tempo. Tenho que insistir mais comigo!

18º Dia - Deixar de seguir e desfazer amizades
No início de cada ano faço isto. Uma análise às minhas redes sociais para reduzir o tamanho das minhas listas de amizades, de forma a melhorar a minha experiência nas redes sociais. Por exemplo, este ano reduzi as minhas amizades no facebook de 139 para 120. Não preciso de ser amiga de pessoas que não falo há anos. 

19º Dia - Fazer uma caminhada e praticar mindfulness
Tenho que fazer mais vezes! Adoro fazer caminhadas e são uma grande oportunidade de eu praticar mindfulness (atenção plena). Como passo maior parte do tempo em casa, tenho a necessidade de sair para caminhar, mas muitas vezes arranjo desculpas, por preguiça ou por estar frio, e fico em casa na mesma. Agora que o tempo já está a ficar melhor tenho que ganhar coragem ou melhor ter mais força de vontade!

20º Dia - Sem tv o dia todo, em vez disso ler
Este dia ainda não acabou, mas como já disse aqui algumas vezes, não gosto de ver televisão! Por isso é um desafio superado...desafio para mim é: sem computador, em vez disso ler. É o que costumo fazer ao domingo. Não tocar em tecnologias e ler durante o dia. 


Venham os próximos 10 dias :)
Beijinhos e bom fim-de-semana! 

créditos da imagem | Elizabeth Gadd

2 comentários

  1. Bom dia alegria:)
    Estás no bom caminho minha querida e disso não há qualquer dúvida!
    Que essa força e determinação te acompanhem sempre!
    Beijinho enorme *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina pelas tuas palavras de incentivo que deixas sempre aqui :)

      Eliminar

© Just happy with less. Design by FCD.