One Bite at a Time - Projeto 2


Projeto 2 - Fazer um plano "livre de dívidas"

Voltando a falar nos projetos do livro One Bite at a Time, hoje vou falar do projeto 2 - fazer um plano para livra-se de dívidas. O que a autora diz é basicamente fazer um plano para pagar todas as dívidas e viver a vida de forma mais simples e como queremos. Não precisamos de ter/comprar algo por ser mais actual, melhor, etc. 
Quando não temos dívidas somos livres, podemos parar de pagar o passado e começar a viver o presente e preparar o futuro. Resumidamente, não ter dívidas ajuda a simplificar a nossa vida. 
  • Podemos abraçar uma vida mais simples
  • Podemos reservar o dinheiro para o futuro
  • Podemos fazer planos concretos
Podemos ser ricos nas áreas que realmente importam...ser ricos em relacionamentos, em experiências, e no apoio a causas que verdadeiramente importa.

Este projecto não é se tornar livre de dívidas, é fazer um plano para se tornar livre de dívidas. Assim que criarmos um plano viável já estamos a dar um passo muito à frente. Acho o projeto interessante mesmo não tendo que fazer um plano muito grande. Neste momento, só temos o crédito do carro para pagar e mesmo este já tem um plano desde o início. Não tenho crédito de habitação, mas quem o tem já sabe que é quase para a vida toda. Na minha opinião, se vivermos só com esse teremos na mesma a liberdade financeira que desejamos. Só que a casa tem corresponder ao que realmente necessitamos e ao que a nossa carteira pode!
Desde que comecei a repensar na minha vida e a querer simplificá-la que deixei de fazer muitas compras por impulso e eliminei dois cartões de crédito, que só davam dor de cabeça. É uma das vantagens do minimalismo! Claro que não eliminei por completo o desejo de querer comprar, sou uma pessoa normal e acho que isso é uma batalha quase impossível, mas agora penso e penso e repenso antes de comprar qualquer coisa! 

No caso da Tsh, ela se organizou com o seu marido e ela dá algumas razões para que nos livremos das dívidas:
Quando eles resolveram eliminar as dívidas, eles passaram a se comunicar melhor, pois ao conversar sobre finanças, puderam conversar sobre muitas outras coisas, aprofundando o relacionamento. Para algumas famílias falar sobre dinheiro é um tabu ou motivo de discussão. 
Como queriam realmente se livrar das dívidas, todas coisas que desejavam ter perderam o brilho., sendo possível focarem no que realmente importava. 
Assim, eles conseguiram adquirir esperança financeira, pois o buraco das dívidas que parecia impossível ser tampado, passou a ser um objetivo alcançável com um planeamento financeiro eficaz

"Pode levar algum tempo, muito tempo...mas vale a pena" - Tsh Oxenreider

A autora neste projeto orienta a fazer um plano para nos livrarmos das dívidas e indica-nos o livro The Total Money Makeover de Dave Ramsey, que nos ensina a organizar a nossa vida financeira. A técnica utilizada por este autor é pagar as dívidas da menor para a maior, então atacá-las uma de cada vez...colocando todo o dinheiro extra para pagar a menor, pagando o mínimo das restantes. Uma vez que uma é paga, a próxima da lista é movida para o topo.

(Esta semana também li um post interessante no blog The Minimalists sobre a liberdade financeira.) 


1 comentário:

  1. Olá Raquel! Eu faço parte do grande grupo de pessoas que tem o empréstimo à habitação... e foi uma decisão muito ponderada, pois limita para sempre a tua vida no futuro. Nestas coisas de dinheiros a minha maior inspiração são os meus pais, que construiram a casa deles sem pedir empréstimo (sim...levaram anos e anos), e a minha avó, que orgulhosamente dizia "sou pobre, mas não devo nada a ninguém!"

    ResponderEliminar