One Bite at a Time - Projeto 3


Projeto 3 - Estabelecer uma Rotina Matinal

Tsh neste projecto fala dos benefícios de estabelecer uma rotina matinal, pois é uma ótima maneira de criarmos o dia que queremos ter. Como a autora explica, se ao acordarmos fizermos em primeiro lugar as coisas mais essenciais, temos um bom começo de dia. Assim, acabamos por ser mais produtivos e ter mais tempo para cuidar das pessoas que mais amamos. Ou seja, focamos nas nossas prioridades. 

A autora sugere que devemos escolher cinco coisas e um plano para fazê-las logo no início da manhã. Essas devem ser feitas na mesma ordem todos os dias para que a rotina se torne um hábito. Algumas ideias para se fazer na rotina matinal:
  • tomar banho
  • fazer exercício
  • beber um copo de água 
  • fazer a cama 
  • ler um livro
  • meditar
  • escrever num diário
  • ver citações motivadoras
  • ouvir música
  • sentar-se por alguns com uma chávena de café ou chá
  • esvaziar a cabeça  
Com estas pequenas tarefas sabemos sempre como começa o dia, dando coragem para enfrentar os imprevistos do resto do dia. Os benefícios são muitos: conseguimos nos concentrar mais nas nossas prioridades, ter alguns minutos de silêncio para nós mesmos, nos mimarmos um pouco antes do caos da vida começar. E o mais importante canalizamos os esforços em preparar o dia em vez de deixá-lo preparar-se. Como resultado, assumimos o controle das coisas. 
 
"you're on top of things" - Tsh Oxenreider

No final, Tsh ressalta que as tarefas da rotina matinal devem ser focados em nós mesmos e não nos outros. Não devemos verificar o email ou alguma rede social, ou seja, devemos descobrir uma rotina matinal que contribue para o nosso bem-estar. 

Eu tenho dedicado realmente algum tempo a este projeto, pois quero mesmo que a minha rotina se torne um hábito de forma a simplificar a minha vida e manter certos hábitos que quero implementar. Então a minha rotina matinal é a seguinte:
~ levantar 6h / 6h30
~ fazer oil pulling e depois lavar os dentes 
~ fazer a cama e abrir a janela do quarto enquanto faço 
~ beber um copo de água morna com limão
~ meditar 5 minutos (depois quero aumentar para 10 e depois para 15 minutos)
~ beber o meu café matinal (é o único café que bebo por dia mas não consigo substituir pelo chá...eu bem queria) 
~ escrever na agenda e esvaziar a cabeça 

E Como estruturam a vossa rotina matinal?

4 comentários:

  1. Olá minha querida!
    Que bom ver que te aplicas em tão bons hábitos!
    Ao ler este teu post, pensei na minha rotina matinal, que engraçado, faço muito do que aqui escreves mesmo sem estar a participar neste projecto.
    Ao longo destes últimos meses alterei muita coisa na minha vida e a minha rotina matinal foi uma dessas coisas. Tenho de fazer um post sobre isso no meu blog se não vou aqui fazer um comentário que mais parece um testamento.
    Beijinho enorme minha querida, tem um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina este ano é mesmo o ano da mudança...tenho me empenhado muito para manter bons hábitos. E para mim a rotina matinal é mesmo muito importante para que o dia me corra bem...
      E eu gosto muito dos teus "testamentos" :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu sempre tive uma rotina matinal horrível: acordava em cima da hora de me arranjar, saltava para a casa de banho, duche rápido, comia uns cereais com leite e saia para o trabalho. Isto tudo em 30 minutos!!! Desde Setembro do ano passado as coisas mudaram. Criei uma rotina matinal que nunca pensei ser possível: acordar, casa de banho, meditar, duche, vestir, pequeno-almoço (saudável e nutritivo!) e em seguida bebo um chá enquanto leio ou escrevo (no blog, coisas minhas, cartas para amigos no estrangeiro, etc). Isto tudo numa hora e meia. Bem melhor! Foi das melhores mudanças da minha vida, e sinto que realmente aproveito melhor cada dia com este ritual. No próximos tempos quero introduzir algumas sequências de yoga. Já tenho tentado mas ainda não está bem enraízado! Ah! E adorei o blog, quer pela temática, quer pela escrita! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João pela tua visita :) Eu sempre senti necessidade de ter algum tempo de manhã para acordar, mas antes não fazia nada de especial para aproveitar esse momento do dia. Agora desde que sigo a minha rotina matinal o meu dia corre bem melhor. Também quero introduzir o yoga na rotina mas estou como tu...ainda não está bem enraízado! Falho muitos dias...mas vamos de certeza conseguir ;)

      Eliminar