One Bite at a Time - Projeto 4

fevereiro 18, 2015


Projeto 4 - Estabelecer uma rotina noturna

Tal como uma rotina matinal nos ajuda a ter um dia organizado e mais produtivo, a rotina noturna nos prepara o dia seguinte. Segundo Tsh Oxenreider, antes de dormir devemos fazer 5 coisas simples que nos irão ajudar na manhã seguinte e torná-la mais tranquila. Podemos usar esses momentos para reflectir sobre o dia, falar com o companheiro enquanto fazemos as tarefas ou apenas desfrutar o silêncio. Ao terminar os dias com uma rotina simples vamos sentir os dias menos caóticos. 
Alguns exemplos para se fazer na rotina noturna:
  • tomar banho
  • limpar a cozinha
  • praticar yoga por alguns minutos ou fazer outros alongamentos
  • ler um livro
  • escrever num diário
  • preparar almoços/lanches para o dia seguinte
  • definir as roupas para usar amanhã
  • esvaziar a cabeça 
  • fazer uma lista de coisas a fazer no dia seguinte
  • fazer uma limpeza rápida de 15 minutos
A autora ainda sugere que devemos começar pelas tarefas que exigem maior esforço e acabar a lista com a mais relaxante. A lista de tarefas deve estar num local onde podemos ver e depois é concentrarmos-nos em fazer essas tarefas fielmente todas as noites antes de ir dormir, até que se torne rotina/hábito. Ao final de algum tempo, já nem precisamos olhar para a lista para saber o que temos de fazer. 

Eu já fazia muitas destas coisas e não considerava como rotina noturna. Coisas como limpar a cozinha, fazer uma limpeza rápida e preparar os almoços para o dia seguinte fazem parte da minha rotina há algum tempo. Não consigo mesmo deitar-me sem ter estas coisas feitas. Neste momento, a minha rotina noturna quero que se torne um hábito é a seguinte:
- 20:30h ter a cozinha arrumada e almoços preparados;
- 15 min para arrumar o que estiver desarrumado;
- 15 min para mim: fazer a limpeza da cara (sou um pouco negligente, esqueço muitas vezes de tirar a maquilhagem, por isso coloquei um lembrete no telemóvel);
- dar uma olhada na agenda 
- escrever uma experiência positiva do dia, que me sinto grata;
- terminar o dia a ler um bom livro (normalmente estou na cama às 21h30 e leio por uma hora, depende de como me sinto, mas 22h30 já estou a dormir). 

Agora não estou a trabalhar por isso não preparo a minha roupa para o dia seguinte, mas quando trabalho faço logo esta tarefa. Quando chego a casa e troco de roupa, coloco logo de parte outra roupa e assim já não tenho que pensar mais nisso. 

Sinto mesmo que a rotina noturna é mesmo importante. Faz toda a diferença de manhã e mesmo que custe fazer as tarefas ao final do dia, tento sempre lembrar-me que, se fizer essas 5 coisas, vou-me grata de manhã. O segredo é não procrastinar, o que nem sempre é fácil!

Como é a vossa rotina noturna? 

6 comentários

  1. Oh minha querida, eu não quero ser uma chata sempre aqui a rondar o teu blog, mas na verdade não lhe resisto!!! Gosto mesmo de vir aqui e ler te:))
    Este post fez me pensar na minha rotina nocturna, que claro que existe e até é bem parecido com a tua, mas ainda assim fiquei com vonrtade de a alterar um pouco!! Venham mais mudanças, mais aprendizagens, afinal é isso que também nos mantem vivos!!
    Beijinho enormeeee ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Catarina podes andar sempre aqui a rondar o blog que eu gosto muito :) Estas mudanças fazem-nos muito bem!!! Beijinhos grandes :)

      Eliminar
  2. Na verdade, a minha rotina nocturna não é bem uma rotina porque muda bastante todos os dias. Há dias em que bebo um chá e leio antes de ir dormir, outros em que pratico yoga e vejo a novela com a minha mãe, outros em que planeio o dia seguinte... Gosto de fazer aquilo que, na altura, me apetecer. Só há uma coisa comum a todas as noites: preparar a roupa do dia seguinte, se for sair de casa. Mas, neste momento, como estou desempregada e passo a maior parte do dia em casa não costumo sequer fazer isso. :p

    Espero que o meu post te tenha inspirado a voltar às corridas. Se é aquilo que gostas de fazer e se te faz sentir bem, corre, rapariga! :p Quem sabe se não nos cruzamos por aí nas corridas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Obrigada pelo comentário...vou correr sim! ;) Vai ser é mais difícil nos cruzarmos por aí! Tinhas que vir a França :)
      Neste momento também estou desempregada, por isso preparar a roupa para o dia seguinte não tenho feito. Eu tenho mesmo necessidade de ter uma rotina fixa, mas claro que às vezes altero um pouco, por exemplo, em vez de ler um livro vejo um filme que me interessa. As rotinas dependem muita de cada pessoa!
      Um beijo grande e boas corridas :)

      Eliminar
  3. Realmente começo achar que as rotinas nos fazem bem :)
    Eu à noite já tenho algumas, até parecidas com essas :), mas uma de que já ando a pensar há imenso tempo, mas ainda não coloquei em prática é de guardar a roupa e preparar a do dia seguinte, pelo menos guardar a que não precisa de ser lavada. Depois acumulo roupa atrás de roupa e custa mais!!! E com a tua força Raquel, vou tentar implementar esta nova rotina, que certamente só me vai fazer bem ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra vais mesmo notar a diferença na roupa que colocas para lavar...vai reduzir de certeza! Força nisso ;) Beijinhos

      Eliminar

© Just happy with less. Design by FCD.