One Bite at a Time - Projeto 5


Projeto 5 - Planear o menu

Hoje vou falar de mais um projeto do ebook One Bite at a Time: planear o menu. Fazer o planeamento do menu poupa tempo, energia, dinheiro e dores de cabeça. Cozinhar pode ser agradável e de baixo custo, se tomar alguns passos básicos para fazê-lo de forma simples e pensada. ao fazer o planeamento das refeições com antecedência. 

Tsh escreveu uma lista de benefícios:
- poder fazer a lista de compras a partir das escolhas do menu;
- passar a comprar apenas o que precisa e a desperdiçar menos alimentos;
- saber com antecedência o que é para o jantar;
- cozinhar torna-se mais agradável porque vai ter à mão tudo o que precisa;
- ter um menu com mais variedade, porque foi planeado;
- é mais saudável, porque deixa de comer fast-food;
- é mais barato porque deixa de comer fora tantas vezes e pode aproveitar as promoções ou cozinhar intencionalmente com ingredientes sazonais.

O menu deve ser planeado consoante as rotinas e da situação familiar de cada casa. Se estiver a passar por uma fase mais agitada da sua vida pode planear um menu simples para o mês inteiro. Se gosta de variedade ou experimentar, então o planeamento deve ser semanal. Normalmente é recomendado que o planeamento do menu seja semanal. Desta forma, tem os menus planeados e não torna esta tarefa árdua para quem não está habituado é mais difícil fazer o menu mensal. A autora planeia duas semanas de cada vez e depois repete as semanas pelo menos uma vez, assim tem no mínimo um mês planeado. Utiliza o Google Calendar para planear os menus, para que possa receber logo de manhã o menu do dia e as receitas. No ebook, Tsh explica detalhadamente como faz esse processo e dá dicas que facilitam esta tarefa.

Como eu faço?
Eu gosto de variar no menu, por isso vou fazendo o planeamento semanalmente baseado no inventário do congelador e o que falta coloco na lista de compras. Costumo fazer à segunda de manhã. Antes fazia ao domingo, só que muitas vezes esquecia-me e gosto de deixar este dia completamente livre de obrigações, por isso passei a programar na agenda para fazer todas as segundas de manhã. 

Para facilitar o processo criei no Evernote um bloco de notas com receitas dos pratos que gostamos mais cá em casa e onde registo também os menus, pois quando não tenho tempo para planear é só utilizar um dos que já tenho feito. 
Antes dizia que não gostava de cozinhar, mas agora descobri que até tenho jeito para coisa e, por isso, quando tenho tempo, gosto de experimentar receitas novas. Vou-me inspirando nos álbuns que tenho no Pinterest: "Food" e "Green Food". 

Só planeio os jantares, pois os almoços são só para mim e normalmente são aproveitamentos/sobras ou um prato vegetariano simples e rápido de fazer (um prato clássico é massa chinesa com legumes - os que houver no congelador). Também só planeio 6 dias da semana, o domingo é um dia completamente livre para fazermos o que quisermos para comer (às vezes até faço só uma sopa, que fica para a semana). 

Não tenho dias específicos para carne ou peixe, tento ver mais ao menos se tenho um menu variado e não repito as refeições. Neste momento deixei de comer carne vermelha e tenho diminuído o meu consumo de carne, mas o homem cá de casa não! Então tento conciliar as refeições, por exemplo, hoje vai ser costeletas de porco para ele e para mim tofu panado, mas o acompanhamento é igual: arroz de cenoura e laranja. 

Aqui em casa ainda tenho uma capa de plástico afixada no frigorífico com o inventário do congelador e a ementa semanal, para que todos cá de casa saibam o que é menu e assim evitam aquela pergunta: "O que é o jantar hoje?". 

Para algumas pessoas fazer um menu é muito rígido, mas sempre podem fazer só uma lista de receitas para fazer na próxima semana e utilizar essa lista para fazer a lista de compras. Para mim, tudo é uma questão de hábito e de arranjar o melhor método para se fazer. 

Também planeiam o menu? Como fazem?

3 comentários:

  1. Eu não planeio, e sempre achei que essa "coisa de planear menus" não dava para mim, porque às vezes só decido o que cozinhar quando chego a casa à noite!!
    Mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades :) E estou seriamente a pensar começar a fazer uma lista dessas :) Tenho lido vários post sobre o assunto e estou com necessidade de mudar algumas coisas para tentar rentabilizar o meu tempo, e realmente é um assunto que me tem chamado atenção :) Quem sabe um dia destes começo :) Obrigado Raquel por estas dicas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! Eu já não consigo deixar de fazer...se por alguma razão não faço, a minha semana não corre da mesma forma e até os pratos não são dos mais saudáveis. E cá em casa já perguntam pela ementa semanal :) É mesmo uma questão de hábito!
      Para mim, um blog que dá boas dicas para fazer a ementa semanal é A Economia cá de Casa da Joana Roque. Ajudou-me bastante no início.
      Beijinhos Sandra

      Eliminar
    2. Obrigado Raquel :) Conheço esse blog e é um dos que mais dicas vejo e tenho gostado ;)
      Beijinhos

      Eliminar