Simplificar a minha carteira

fevereiro 03, 2015


Com o novo ano decidi que devia comprar uma carteira nova. A minha já estava tão velhinha! Durou uns 5 anos. Gosto de carteiras de tamanho médio, nem muito grandes nem muito pequenas, e desde que comecei a simplificar a minha vida tinha o cuidado de manter a carteira organizada.

Há algum tempo li este post do blog Casa Claridade e pesquisei sobre o assunto. O Feng Shui é um tema que gosto de ler e sigo algumas ideias cá em casa. Então, segundo o Feng Shui a melhor cor para a carteira é o vermelho, mas eu não sou muito adepta dessa cor. Descobri que a minha cor favorita para acessórios também é uma boa cor: o preto simboliza a água que simboliza o dinheiro (prata e dourado também são auspiciosas pois lembram riqueza). Seguindo as sugestões da Hazel, este domingo vou colocar três grãos de arroz. 

E então como eu organizo a minha carteira:
- Não acumulo papéis. Tudo o que seja talões de compras, comprovativos de pagamento, post-its com anotações são sempre retirados da carteira quando chego a casa. Guardo os talões de compras na minha agenda para colocar num ficheiro que tenho para as despesas da alimentação. 

- Não ando com facturas para pagar. Arquivo em casa todas as facturas e anoto na agenda os dados para pagar. Aliás ter esses papéis na carteira lembram sempre o dinheiro que já foi embora.

- Não tenho cartões de visita. Não preciso deles...guardo os números na agenda e os que quero guardar digitalizo para o evernote.  

- Não tenho cartões desnecessários. Na minha carteira só fica os documentos de identificação (cartão do cidadão, carta de condução e carte vitale), dois cartões de débito (um português e um francês, não tenho cartões de crédito) e dois cartões das lojas onde vou regularmente. 

- Não ando com o talão de cheques. Em Portugal já quase não se usa cheques, mas aqui em França pagam tudo com cheques, raramente usam cartões de multibanco. Eu não gosto, por isso os cheques ficam em casa só para serem usados quando é mesmo necessário. Os cartões de multibanco e os cheques não devem de estar à vista, são símbolos de prosperidade. 

- Não tenho fotografias da família. Por uma questão de gosto e porque não preciso das fotografias para me lembrar das pessoas que gosto. Tenho duas fotografias minhas caso seja necessário para alguma documentação a tratar. 

- Tenho sempre dinheiro. Não tenho um molhe de notes! Tenho sempre uma nota comigo e algumas moedas no caso de ser necessário para alguma emergência e porque carteira sem dinheiro não é bom. 

Andar somente com o que é necessário mantém a carteira menos cheia e assim ela dura mais tempo. Como estão as vossas carteiras?

6 comentários

  1. A minha carteira é vermelha. Ganhei ha muito tempo e gosto bastante dela. Deixo só os documentos e cartões e dinheiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já sabias que o vermelho é a melhor cor ou foi por acaso?

      Eliminar
  2. Os teus posts têm sempre um efeito muito positivo em mim. E este não foi excepção!
    Depois de o ler resolivi pôr "mãos na massa" e arrumei a minha carteira. A minha é azul, confesso que não morro de amores por ela, gostava de comprar uma mais bonita e mais pequena, mas esta foi-me oferecida por alguém especial e está em muito bom estado. Logo isto parece-me motivo mais que suficiente para já não comprar mais nenhuma!
    Beijinho enorme para ti ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! A minha antes era estampada e já estava um pouco cansada dela, mas deixei ela ficar mesmo nas últimas para trocar. Quando chegou altura de comprar já pensei na cor :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. eu coloquei um post it que diz "does this spark joy?" da minha querida marie kondo... passei a pensar duas vezes as compras que fazia ao ler o papelzinho na fila da caixa. já voltei atras e deixei varias coisas nas lojas desde então :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já deixei várias coisas nas lojas...mas normalmente não compro muita coisa (excepto livros). Tenho que colocar essa frase ao pé do computador, porque faço mais compras online, nas lojas consigo resistir bem :)

      Eliminar

© Just happy with less. Design by FCD.