One Bite at a Time - Projeto 6

março 05, 2015


Projeto 6 - Criar um Propósito Familiar

Eu nunca tinha pensado nisto. Acho que não faz parte da nossa cultura, mas os ingleses têm muito este hábito, por exemplo no Pinterest conseguimos ver diversos exemplos. A autora do ebook One Bite at a Time,no projeto 6, diz para nós definirmos a missão ou o propósito da família, ou seja, criar uma espécie de declaração com os objetivos comuns e específicos para toda a família, de forma a encontrar as prioridades e ignorar o resto. Porque não é possível chegar a tudo e fazer tudo, por isso é importante pensar no que é mais importante para a nossa família. Assim conseguiremos escolher as actividades e tarefas onde gastar o nosso tempo é dinheiro. 

Tsh sugere a leitura do 3 Capitulo do seu livro Organized Simplify, onde explica como criar uma declaração do propósito familiar que funcione para a nossa família. A autora dá o exemplo do seu propósito familiar e algumas sugestões para nós criarmos o nosso, que deve ser:
- simples - porque é uma ferramenta para a nossa família e não uma tese de doutoramento.
- intemporal - porque deve ser tão viável agora como daqui a dez anos. 
- geral - mas não demasiado geral, pois se for muito vaga não vai realmente ajudar.

Esta deve ser planeada com todos de casa e depois afixada num lugar bem visível. As prioridades bem definidas guia-nos nas tomadas de decisões e interações diárias com os de casa e com os outros fora de casa, e na programação diária e nos ritmos. 

Ainda não implementei este projeto cá em casa, mas tenho a certeza que irá ser só planeada por mim, pois o homem cá de casa não liga muito a estas coisas. Cá em casa tenho o Manifesto Holseet (escrito em francês) afixado e concordo com tudo o que está escrito e há muito tempo que o sigo como inspiração. Mas claro que não deixei de refletir qual seria o propósito da minha família. Então seria:

Viver com simplicidade
Nunca parar de aprender
Pensar grande
Respeitar a Natureza
Viver uma vida saudável
Fazer sempre o certo
Não ter medo de seres tu
Viajar com frequência 
Não esperar nada e Apreciar tudo 
Amar as pessoas

Com tempo vou fazer um poster bem bonitinho para afixar. Achei interessante o projeto! E vocês alguma vez pensaram no propósito da vossa família? 

5 comentários

  1. Bom dia alegria:)

    Eu achei este projecto muito interessante. Na verdade já o aplico mesmo sem saber. Tenho vários posters deste género cá em casa. E costumo também escrever frases nas minhas fotografias com o meu love. Gosto de as ter aqui por casa, olhar para a foto e ler o que escrevi. Parece mesmo que intensifica os sentimentos:)
    E só por acaso ontem estive a lixar duas molduras velhas, para as pintar e depois colocar nelas uns posters bonitos, claro com propósitos familiares :)
    Um enorme beijinho para ti querida Raquel <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro ver na decoração da casa frases inspiradoras, por isso achei este projeto muito bonito :)
      Tenho que arranjar uma moldura para colocar o propósito que fiz...
      Beijinho grande e desculpa o atraso na resposta ao comentário!

      Eliminar
    2. Não faz mal minha linda. Sei que andas mais ausente por um excelente motivo. Espero que o trabalho novo esteja a correr bem.
      Beijinho enorme para ti

      Eliminar
  2. Oi! Por acaso ontem surgiu este assunto em conversa... fiquei feliz pois me sinto abençoada por ser algo comum no casal e por fazer parte da nossa comunicação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima! Aqui em casa ainda tem que se trabalhar um pouco na comunicação em relação aos projetos para simplificar a vida...nem todas as pessoas conseguem aceitar e querer! Com o tempo começam a ver os benefícios e talvez mudem de ideias e prestam mais atenção a estes pormenores :) Beijinhos!

      Eliminar

© Just happy with less. Design by FCD.