One Bite at a Time - Projeto 7


Projeto 7 - Minimizar a coleção de Livros e Revistas

Hoje vou falar de mais um projeto do ebook One Bite at a Time de Tsh Oxenreider: Minimizar a coleção de livros e revistas. Eu adoro ler e adoro livros, gosto de decorar a casa com livros, mas como diz a autora não precisamos de ter livros sem motivo. Se pretendermos ler o livro no futuro devemos guardá-lo, se não temos planos de voltar a ler, mesmo que tenha sido um presente, não deve mos guarda-lo na nossa estante. O mesmo vale para as revistas, só devemos guardá-las se gostarmos mesmo muito. 
A autora da algumas sugestões para ajudar-nos na hora de destralhar os livros e avisa-nos que se amamos livros não vai ser tarefa fácil no início, mas vamos-nos sentir bem quando acabarmos, porque os livros favoritos vão ter um lugar destacado nas prateleiras. Para mim, o segredo de destralhar qualquer coisa é não pensar muito sobre isso e fazer!  

Cá em casa só tenho 10 livros físicos, porque antes de vir para França vendi e dei a coleção de livros que tinha. Os que tenho actualmente são para ler e depois para doar. Só guardo mesmo livros que sei que vou voltar a ler, por exemplo "O Poder do Menos" de Leo Babauta e "A Arte da Simplicidade" de Dominique Loreau. Eu gosto de ler livros físicos, mas ultimamente prefiro mesmo ler no tablet. Nele é possível ter todos os livros que estou lendo, para além de que os ebooks são mais económicos. Mas sempre podemos visitar a biblioteca da nossa cidade e, assim, aproveito e leio mais livros em francês. 

Em relação às revistas, a autora diz para criarmos um notebook para guardar determinadas páginas, fotos e artigos, e depois reciclar o restante das revistas, ou então digitalizar e fazer um notebook virtual (por exemplo, no evernote) e depois doar a revista à biblioteca. Eu já não comprar revistas há mais de um ano e não sinto falta nenhuma! Podemos encontrar inspiração para os mais diversos temas na internet. Inspire-se no Pinterest. Mas se gosta de guardar revistas, mantenha-as num local limpo e de fácil acesso. Se um ano depois ver que eles estão a ganhar pó, talvez não são assim tão inspiradoras.

Este projeto pode levar algum tempo, mas depois vai ver que valeu a pena! 

11 comentários:

  1. Livros, gosto tanto Raquel, para já pelo menos, acho que não sou capaz de me desfazer deles, mas das revista sim :)
    Raquel como tem o seu blog na sua conta do Pinterest? No sítio dos albúns?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Sandra! Os livros são sempre os que colocam mais "problemas" para minimizar...Eu também tinha uma grande coleção mas como vim para outro país tive que escolher os mais importantes para mim e dar os outros! E não me arrependo!
      Eu tenho no Pinterest um álbum com nome do meu blog para colocar os pins das minhas publicações. Eu uso o Pinterest para quase tudo...aliás tenho que falar disso aqui!
      Beijinhos grande

      Eliminar
  2. Olá princesa!!

    Ora aqui está um desafio para o qual ainda não estou preparada! Aliás para parte dele!!
    Depois de ler este post ontem, fiquei tão inspirada que fui direta às revistas que tinha em casa e foi um destralhanço total, e soube-me bem, confesso. Mas livros????? Não consigo, tenho-lhes um amor desmedido, gosto de os namorar, e embora consulte alguns que já li de vez em quando há muitos que não lhes toco a não ser para lhes limpar o pó. Desfazer-me deles não consigo... Adoro vê-los por casa, acho que dão um toque meu ao meu lar;)
    Quem sabe um dia, para já não consigo!

    Beijinho enorme, tem um bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina :D Já estava à espera deste teu comentário, porque sei que gostas muito de ler! Mas é isto que é o minimalismo e a simplificação da nossa vida....escolher o que é essencial para nós! Se os livros são essenciais para ti, claro que não deves desfazer deles! Como eu tive que escolher o que trazer comigo quando vim para França...alguns livros ficaram pelo caminho. Mas posso dizer que agora tenho uma enorme coleção na aplicação kindle :) Sei que é diferente, mas assim já não tenho que tomar decisões dificeis e escolher os livros que quero ou não manter comigo...
      Beijinhos grandes

      Eliminar
    2. Gostei tanto de ler o que me escreveste!!! Hoje decididamente não foi um dia bom para mim (também fazem parte) e ler o teu comentário fez-me sorrir! Obrigada! Obrigada por me fazeres sorrir e por todo o teu carinho. Impressionante o mundo virtual, só te conheço através dele mas mesmo assim gosto de ti e considero te uma pessoa especial!
      Tens toda a razão se os livros são essenciais para mim, não tenho que me desfazer deles:D Até porque não conseguiria, pelo menos para já :)
      Beijinho enorme e obrigada por estares desse lado <3

      Eliminar
    3. Oh minha querida Catarina tu é que me deixaste com um sorriso na cara para enfrentar mais um dia! A melhor coisa que o blog tem-me dado são as amizades virtuais como a tua...que um dia terei todo o prazer de conhecer pessoalmente :)
      Beijinhos e um grande bom dia!

      Eliminar
    4. Eu quero muito que esse dia chegue:)
      Tens de me dar o teu email;)
      Beijinho enorme

      Eliminar
  3. Tens um miminho no meu blogue!

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MC! Já respondi no teu blog...vou tentar responder às tuas perguntas esta semana :) Beijinhos!

      Eliminar
  4. Ando em processo de me livrar dos meus livros também. Vou mudar-me para Inglaterra e quero levar muitos livros que ainda não li. Mas há tantos outros que só estão a ocupar as minhas prateleiras. Onde vendeste os livros, quando foste para França? :p

    Tenho imensas revistas aqui em casa. Acho que vou adoptar o sistema do notebook! :p

    Obrigada pelas dicas e por partilhares o desafio. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida Joana! Também vais sair do país...Eu vendi todos os meus livros no Olx (como outras coisas também). Não consegui vendê-los logo todos mas deixei tudo organizado para a minha mãe fazer as entregas depois de vir-me embora! Não sei se sabes mas existe uma taxa económica nos ctt para que os portes sejam mais económicos.
      Beijinhos e boa sorte com toda a preparação da mudança!

      Eliminar