15 Ações Simples para Destralhar a Vida


Hoje vou falar um pouco de destralhar a nossa vida, pois já não falo há algum tempo e para mim é um processo essencial no minimalismo. Existem pessoas que defendem retirar toda a tralhar de uma só vez, outras defendem fazer ao ritmo de cada um e em pequenos passo. Eu no início da minha jornada pelo minimalismo fiz um enorme destralhe e não me arrependo nada (vou voltar a fazer quando trocar de casa em breve), só que para manter a vida e a casa sem muita tralha preciso de ir fazendo pequenas coisas. 
Nestes dias que andei ausente aproveitei para destralhar a minha casa. Aliás destralhar é uma terapia para mim quando estou naqueles dias menos bons! Não faço grandes destralhes, porque a minha cabeça não tem o foco necessário para isso, mas existem pequenas ações que podemos fazer que fazem toda a diferença na simplificação da nossa casa e da nossa vida. Então deixo aqui uma lista de 15 pequenas ações que podemos fazer para destralhar a vida: 

1. Organiza a tua casa, coloca num cesto tudo o que está fora do lugar, para guardares. Normalmente demoras 5 a 10 minutos para fazer isto. 

2. Olha para o teu roupeiro ou para uma gaveta tua, escolhe três itens que não utilizas há mais de 6 meses para doar (a H&M dá 5€ por três peças de roupa que já não queiras). Podes fazer o mesmo ao roupeiro dos teus filhos.

3. E os sapatos! Vai até ao armário onde estão guardados, tira para doar os que estão desgastados ou que não usaste na última estação. Já passou o inverno, utilizaste todos os teus sapatos de inverno? 

3. Sabes aquela gaveta dos utensílios na cozinha! Quantas colheres de pau ou facas precisas? Escolhe três a quatro utensílios para deitar fora (não metas no lixo, coloca uma caixa ao lado do caixote do lixo, vais ver que desaparece num instante).

4. Vai até ao armário dos medicamentos e deita fora tudo o que está fora de validade ou já não precisas (entrega numa farmácia e os que estão dentro da validade dá uma instituição).

5. E os produtos de beleza! Estão todos dentro da validade? Normalmente esquecemos que estes produtos têm validade. Deita fora tudo o que está fora de validade ou que não usaste nestes últimos 6 meses (fiz isto na semana passada e ainda fiz uma lista de produtos que quero acabar e/ou substituir). 

6. Limpa a despensa. Deita fora alguma coisa que esteja fora de validade ou coloca num local visível produtos que têm de ser consumidos (normalmente faço uma lista de produtos a gastar, para não me esquecer na hora de fazer a ementa semanal). O mesmo serve para o congelador.

7. Limpa um armário ou uma gaveta da tua casa que está mesmo a precisar, por exemplo, o armário dos produtos de limpeza. Quantos produtos diferentes precisas para limpar a casa?

8. Sabes aquela gavetinha na mesa de cabeceira! O que tens lá dentro? Tira todo o lixo e deita fora.

9. No quarto das crianças. Deita fora 5 brinquedos que estão estragados e doe outros 5. Há tanta criança sem nada para brincar e os nossos filhos têm um quarto atulhado deles. 

10. Olha para a tua estante de livros (eu sei que não é fácil!), mas quantos livros tens que já lês-te e não vais voltar a ler, ou nem sequer lês-te e não tens intenção disso? Doa à biblioteca da tua cidade ou coloca à venda na internet. O mesmo para as revistas! (já falei aqui)

11. Aqui em casa já não há, mas se tens na tua uma coleção de cd's ou dvd's, olha para ela! Quantas vezes já mexeste nela neste últimos meses? Não conta quando limpas o pó :) 

12. Vai até ao arquivo dos documentos. Tira todos os documentos que já não precisas (contas pagas, extractos bancários, etc.). Organiza e simplifica o teu arquivo. Eu falei aqui como fiz e já voltei a fazer novamente cá em casa, ainda está mais simples! (tenho que fazer novo post).

13. E o teu computador! Quantos documentos tens no ambiente de trabalho ou na pasta de transferências? Elimina o que já não interessa. 

14. E as tuas redes sociais (facebook, instagram, google+, bloglovin). Escolhe uma e destralha! Elimina pessoas que já não te inspiram!

15. Em tua casa tens grandes itens que não usas? Eu tenho uma televisão e uma impressora que coloquei à venda. Mas muitas vezes este processo demora muito tempo. Desapega do dinheiro! E doa a alguma instituição para elas venderem e ganharem algum dinheiro (vou fazer isto esta semana, estou cansada de ver a televisão ali num canto). Ou se queres mesmo ganhar algum dinheiro, procura uma loja que compra as coisas em segunda mão para depois vender. 

Estas ações podem ser feitas num dia, mas prefiro ir fazendo aos poucos. Num dia olhar para a lista e escolher uma e fazer. Posso garantir que estas pequenas coisas (que parecem grandes mas não são) têm-me ajudado muito a manter o pouco espaço que tenho cá em casa livre de tralha.

Espero que esta lista vos inspira a destralhar. E não se esqueçam a parte mais difícil é começar! :) 

10 comentários:

  1. Acções tão simples que nos deixam tão leves depois! Vou seguir algumas destas tuas dicas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cláudia faço estas coisas várias vezes ao ano e cada vez gosto mais da sensação de leveza :) Isto de destralhar torna-se um vício, mas um vício bom! Beijinhos e bom fim-de-semana!!!

      Eliminar
  2. Minha querida Raquel este post podia ter sido escrito por mim:D!!!! Bem há talvez dois itens que não (livros e cds, para uma amante de livros e música como eu não é fácil, quem sabe um dia...).
    Destralhar sempre foi comigo, não gosto de acumular coisas, nunca gostei. Para mim enquanto estou a organizar uma gaveta ou um armário, aproveito para organizar a cabeça também. Sempre usei isto como uma terapia. E acredita que depois de o fazer sinto-me realmente melhor. Quantas vezes não estava triste ou com a neura e tirei tudo do guarda-roupa, para o limpar e depois organizar de novo e excluir algumas peças!!??? Tantas vezes, conheço-me assim desde miúda!
    Como dizes e bem estas são acções simples, e podem fazer tanto por nós!!
    Beijinho enorme querida Raquel.
    ( Ainda esta semana partilho a resposta ao teu desafio!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Catarina estava mesmo à espera que dissesses que os livros são difíceis para ti :) Acho que é o problema de muita pessoa. Mas quando se fala em destralhar é o que não é essencial! E cada pessoa é que sabe o que é essencial para si!
      Beijinho grande minha querida e bom fim-de-semana :)

      Eliminar
  3. Isto é uma coisa que tenho mesmo de fazer lá em casa, urgentemeeeente :D
    Mas quê? O difícil é começar ;D Mas chego lá :D
    Já comecei em alguma roupa de Inverno que já troquei das gavetas, mas ainda tenho muito a fazer :D
    Mas livros e cd's, não :P Não sou capaz :)
    Obrigado Raquel, pelas tuas dicas que são muito boas :)
    Boa semana e boa continuação para animar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida Sandra! Obrigada eu pelas tuas palavras sempre carinhosas...e força para começar ;)
      Aqui também vou começar outra vez, aproveitar estes dias da primavera que nos motivam mais! Beijinho grande e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  4. Tens um desafio no meu blogue!

    ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MC! Já fui lá espreitar, quando poder respondo :)
      Beijinho grande!

      Eliminar
  5. Raquel, primeiro obrigada.
    Depois, parabéns pelo aniversário do blogue.
    E a acção numero 14 do destralhe, um dia ganho coragem. As outras, da roupa, tralha, livros e brinquedos, essas vou dando conta do recado :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa! Obrigada eu :) Vais ver que só custa começar...para mim as redes sociais é o mais fácil para destralhar! Por exemplo, neste momento tenho 22 amigos no facebook :)
      Beijinho grande e boa semana!

      Eliminar