Projeto 10 Dias sem Carne

junho 06, 2015


Já há muito que vou falando aqui que um dos objectivos deste ano é ter uma alimentação mais saudável e reduzir o consumo de carne. Já deixei de comer por completo carnes vermelhas, quando como carne é de frango ou peru. Todas as pessoas à minha volta questionam porquê desta minha decisão. Bem! Porque sim! Porque nunca senti que a carne vermelha me fizesse falta, mas como às vezes esta resposta não chega, então explico que deixei de comer carne vermelha porque: 
  1. andava com problemas em fazer a digestão e sempre com dores de estômago, agora não as tenho. 
  2. foi detectado ao meu pai uma doença hereditária no coração e o seu médico disse-lhe para deixar de comer carnes vermelhas. Já fiz exames e por enquanto o meu coração está saudável, mas sempre ouvi dizer "mais vale prevenir do que remediar". 
  3. e quero reduzir a minha pegada ecológica e a pecuária é uma das indústrias que contribui mais para a poluição ambiental.  
Gostava mesmo de deixar de comer todo o tipo de carne, só que não é assim tão fácil de levar avante esta decisão. O namorido não concorda nada com estas minhas decisões! E andar a fazer dois menus semanais nem sempre é fácil e viável.  
Esta conversa toda para vos dizer que decidi fazer 10 dias sem carne, porque o Edgar foi de férias a Portugal e estou sozinha! Uma boa oportunidade para por em prática novos hábitos alimentares, que talvez sejam para continuar. Assim, planei um menu para estes dez dias inspirada no meu álbum Green Food no Pinterest. O meu menu para estes 10 dias (deixo o link das receitas):
Os novos hábitos alimentares têm sido implementados na minha vida aos poucos, uns já consegui mesmo que sejam um hábito, outros vou insistindo neles. 
- ter um pequeno-almoço saudável, que nem sempre é fácil. Saio muitas vezes de casa sem comer nada. Qual o resultado? Comer qualquer coisa rápida e muitas vezes pouco saudável. 
- consumir mais fruta e legumes, tem melhorado.
- reduzir o sal e deixar de consumir açúcar branco, o que já faço há alguns anos.
- eliminar a cafeína. Muito difícil! Ainda não consigo começar o dia sem a minha chávena de café, mas já não consumo durante o dia, que substitui por chá de ervas. 
- beber 2 litros de água por dia! Nem sempre consigo, mas já ganhei o hábito de andar com a garrafinha de água sempre comigo e comecei esta semana a fazer como a Ana partilhou no seu blog: beber 2 copos ao acordar. A meio da manhã beber mais 2, depois mais 2 durante a tarde e antes do jantar mais 2 copos. Um total de 8 copos de água por dia, perfaz os 2 litros de água.

Não estou a dizer que me vou tornar vegetariana (talvez um dia!), mas vou reduzir ao máximo o consumo de carnes, pois sinto que não está a fazer nada bem ao meu corpo.

Beijinhos e bom fim-de-semana! 


14 comentários

  1. Já há pelo menos dois anos que raramente como carnes vermelhas. Por mim tornava-me vegetariana mas cá por casa tenho o mesmo problema que tu: o meu homem não gosta lá muito da ideia de deixar a carne. Por isso sempre que posso faço duas refeições diferentes. Para muitas pessoas estas mudanças são estranhas mas a verdade é que melhoram bastante a nossa qualidade de vida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu Cláudia! Também me tornava vegetariana mas não é fácil quando o teu homem adora comer carne! Só que já começa a fazer-me uma certa impressão ir comprá-la! Vamos ver com o tempo :)

      Eliminar
  2. Já sabes que tens todo o meu apoio (e mais algum). E se quiseres dou-te algumas receitas que dá para ter as duas coisas. Não é que o meu homem torça muito o nariz (coitado, já se habituou) mas às vezes lá lhe faço a vontade! Força e quero saber como correu! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Mariana claro que quero as tuas receitas! Fico à espera de receber no meu email :) Depois venho aqui contar como correu! Já se passaram 6 dias e sinto o meu corpo a agradecer! Beijinhos

      Eliminar
  3. Raquel, fico muito feliz por dar o meu contributo para esta mudança! Acredito que aos poucos e com persistência, as mudanças vão acontecendo e valem muito muito a pena! Não conhecia o teu blog, mas vou passar a seguir, porque eu própria ando em constantes processos de simplificação, com alguns avanços e recuos, há quase quatro anos, quando tomei consciência do minimalismo. Ultimamente, como tenho andado mais voltada para as receitas, não tenho acompanhado muito esse mundo, mas preciso de me voltar a focar. A minha cozinha já se vai enchendo de tralha outra vez! :-D Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito de ir espreitar o teu cantinho e já experimentar diversas receitas! Até agora todas aprovadas :) Fico feliz por poder ajudar também no teu processo de simplificação :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Minha querida já tinha saudades de vir aqui ao teu cantinho!
    Esta última semana como sabes foi offline para este mundo e on num outro! E soube-me pela vida este retiro que fiz!
    Parar, respirar outros ares, fazer da nossa realidade uma outra aonde somos ainda mais felizes é maravilhoso e de vez em quando é preciso! As baterias estão carregadas, e agora é tirar o partido da paz que encontrei!
    Este tema da alimentação agrada-me imenso, e isso já não é novidade para ti. Há uns anos atrás fui vegetariana, mas depois voltei a comer carne.... Só como carnes brancas, as outras para além de não me seduzirem também não me fazem bem. E há já muitos anos que não lhes toco. Mas como muito pouca carne e sinceramente nem sei porque como, pois não axo que me faça qualquer falta.
    Axo muito importante cuidarmos da nossa alimentação e se há alimentos que não nos fazem falta nenhuma há tantos outros que nos fazem tão bem! Por isso minha querida acho muito bem que te preocupes com a tua alimentação e que cuides dela com dedicação!
    Acredito que tudo isto é um processo que se vai estabelecendo na nossa vida com naturalidade, tem muito haver com a maneira como vivemos e sentimos as coisas à nossa volta!
    Beijinho enorme***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina e eu já estava a sentir falta dos teus comentários :) Mas fizeste muito bem em aproveitar ao máximo as férias e deixar as tecnologias de lado...Não sabia que já tinhas sido vegetariana! Eu acho que muitas vezes comemos carne e descuidamos-nos muito com os legumes, ou esquecemos mesmo de os comer! Neste momento estou a dar mais atenção ao que como e sinto uma enorme diferença no corpo e até na alma :)
      Beijinho grande!!!

      Eliminar
    2. Sim querida já fui, mas depois caí novamente na tentação!! Mas nunca mais foi a mesma coisa, como muito poucas vezes e apenas carnes brancas. Se for preciso estou semanas sem tocar em carne, sem qualquer problema. Sou muito mas muito mais apreciadora de legumes, não faço uma única refeição sem legumes, não abdico deles por nada! E o meu corpo agradece!
      Mas lá está, a nossa consciência vai mudando e os nossos hábitos alteram-se com naturalidade e sem grandes esforços ! E é tão bom"!!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Raramente como carnes vermelhas ( cá em casa nem entram ) mas o principal motivo do comentário é agradecer por este blog, já o li todo ( durante a semana que passou ) e definitivamente és uma inspiração !
    Um grande beijinho e continua
    Já agora boa sorte nestes dias sem carne :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celine! Obrigada pelas tuas palavras! É tão bom saber que o que escrevo inspira as outras pessoas! E mais feliz fico quando vem de uma pessoa que escreve um dos primeiros blogs que descobrir neste mundo dos blogs e que me fez apaixonar por ele :)
      Beijinhos****

      Eliminar
    2. Ohhhh a sério?? aquele blog que tenho ali abandonado? Sinto-me orgulhosa então e motivada para lá voltar :)...
      Um beijinho grande!

      Eliminar
    3. Volta sim :) Beijinho enorme!

      Eliminar
  6. Raquel, muito legal você ir implementando pequenas mudanças na sua alimentação! Sem duvidas você vai sentir seu corpo bem melhor. Quando decidimos (Marcelo e eu) nos tornar vegetarianos, foi algo tão natural... fluiu! La em casa sou a única vegetariana e a sorte é que não é sempre que comem carne, então, me acompanham em muitos pratos. Acredito que qualquer mudança é válida e traz inumeros benefícios! Eu tinha gastrite e desde que me tornei vegetariana não tive mais nenhuma crise. Quando como frituras ataca o meu refluxo... mas não é algo que faça todos os dias... Enfim, devagar vamos implementando as mudanças e melhorando a nossa vida!

    ResponderEliminar

© Just happy with less. Design by FCD.