Projeto do mês - Destralhar a Casa de Banho

junho 12, 2015


Este mês o meu principal projeto é a minha Casa-de-Banho: limpar, destralhar e comprar (ou melhor trocar). E como tudo o que faço gosto de planear bem as coisas! No que diz respeito às limpezas penso que não há nada de especial a dizer. A minha lista de tarefas para a limpeza geral da casa-de-banho não muda e é esta: 
  • Limpar as paredes e azulejos;
  • Limpar loiças: duche, sanita e lavatório;
  • Limpar por detrás da máquina de lavar;
  • Fazer o ciclo de limpeza da máquina com vinagre;
  • Lavar o cesto da roupa suja;
  • Limpar o armário da casa-de-banho e destralhar. 
Na parte do destralhar tenho mais algumas coisas para dizer. Desde o primeiro e grande destralhe que falei aqui, algumas coisas mudaram. A minha casa-de-banho está bem mais simples e minimalista! Tenho feito muitas alterações no produtos higiene e beleza utilizados cá em casa. Só quero manter o que é útil e natural. 
Então vou dizer passo-a-passo como faço o destralhe da casa-de-banho:

1º Passo - Colocar num saco todos os medicamentos e cosméticos com data de validade expirada. 
Para os medicamentos eu tenho mesmo um inventário guardado na caixa...basta olhar para ele e ver o que já não está bom (deixo o link para quem quer ver o modelo do inventário, dá um pouco de trabalho a fazer inicialmente, mas depois facilita muito a vida). 
Em todos os produtos de beleza têm uma data de validade, dentro da qual eles devem ser utilizados, e têm ainda o período de tempo em que devem ser utilizados após a sua abertura (normalmente é o desenho de um pote com um número e a letra M). 
Uma coisa que já não entra à muito tempo na minha casa-de-banho são amostras e amostrinhas de produtos. Aliás quando começamos a mudar os produtos para mais ecológicos e naturais não existe tanta propaganda. Mas se as tem não as guarde, elas têm um período de validade muito curto, porque a quantidade é muito pequena e a qualidade deteriora-se mais depressa. 

Não coloque o saco no lixo. Ele deve ser entregue na farmácia! Para que os produtos sejam tratados da melhor maneira. 

2º Passo - Colocar noutro saco medicamentos que estão na validade mas não vai usar.
Existem muitos medicamentos que são receitados para um caso especifico e nós não terminámos a caixa e não vamos voltar a utilizar, por isso entregue-os na farmácia ou dê a uma associação. Vão de certeza fazer melhor uso deles! Em vez de estarem no nosso armário a ocupar espaço e a perder a validade. 

3º Passo - Verificar os produtos tóxicos que se encontra nos produtos que utiliza. 
Escolha produtos bons para si e para o planeta! Nem todas as pessoas importam-se com este assunto, mas para mim tem sido uma das grandes alterações que tenho feito...eliminar tudo o que seja de marcas que testam em animais e que têm na sua composição ingredientes tóxicos. Tenho a minha própria lista de ingredientes a evitar, para quando quero adquirir algo novo verificar logo. 
Na internet também encontra muitas receitas caseiras para substituir os produtos industriais. Eu faço meu próprio desodorizante há um ano e não o troco por nada. 

Tenho vindo aos pouco a trocar as marcas dos produtos de higiene cá em casa, mas como também não quero mandar tudo de uma vez para o lixo, fiz uma lista para os produtos que ainda tenho para gastar e depois para trocar. (Eu sou realmente uma pessoa de listas)

4º Passo - Verificar todos os acessórios que tem na casa-de-banho. 
Olhe para os acessórios que tem para o cabelo, desde escovas, pentes, elásticos, ganchos, fitas. Precisa mesmo de todos os que tem! Fique só com o que realmente utiliza e gosta. Faça o mesmo para os acessórios que tem para a maquilhagem. E mantenha-os limpos!

Os meus acessórios de cabelo são: pente em madeira, um elástico preto, uma fita preta e alguns ganchos daqueles simples.
Os meus acessórios para a maquilhagem: um pincel para o aplicar o pó, um pincel para aplicar a base (a pensar mandar fora), e um afia para o lápis.
Não tenho secador de cabelo.

5º Passo - Verificar os produtos descartáveis. 
Eu penso que a vida simples está inteiramente ligada à ecologia. Na altura de destralhar a sua casa comece a pensar em como pode substituir certos produtos descartáveis por reutilizáveis ou recicláveis. Na casa-de-banho utilizamos muitos produto descartáveis: cotonetes, algodão, papel higiénico, tampões, pensos higiénicos, etc... Por exemplo, eu substitui estes dois últimos pelo copo menstrual, e só fiquei a ganhar: com mais espaço no armário, mais dinheiro no bolso, e o ambiente agradece-me!

6º Passo - Trocar / destralhar as toalhas da casa-de-banho. 
Reduza a quantidade de toalhas que tem. Mantenha só o que realmente precisa e usa. Há quem diga que só precisamos de duas toalhas por pessoa, mas cada um é que sabe o que é essencial para si! Aqui em casa tenho duas toalhas de banho para cada pessoa, duas toalhas mais pequenas para o meu cabelo e duas toalhas que ficam na casa-de-banho para limpar as mãos. Coloco um conjunto a serviço, enquanto o outro vai a lavar e a secar.
Este mês troquei as minhas toalhas velhinhas (nem sei quantos anos tinham) por umas branquinhas, que fazem-me lembrar as dos hotéis. E deixei de ter uma coleção enorme de toalhas e simplifiquei o meu roupeiro.  

Noto que não faço tudo de uma vez vou fazendo aos poucos ao longo do mês. Tal como eu gosto com pequenos passos! :) Certas alterações que vão ser com o tempo...limpeza está feita....destralhe está feito...trocas e compras tem que ser ao longo deste mês e do próximo!

Espero que vos inspire a destralhar também!
Aproveitem o fim-de-semana para pensar nisso ;)

Bom fim-de-semana!

11 comentários

  1. Excelentes medidas! É tão bom ver os resultados que se seguem.
    Eu já tinha destralhado a casa toda há uns anos, mas agora ando novamente a fazer o mesmo (pois apercebi-me que afinal ainda tenho muita coisa em excesso).
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda! Em primeiro lugar quero dizer que é muito bom receber um comentário teu...adoro o teu blog! Aqui também se destralhou a casa há algum tempo, mas é verdade que acabamos sempre por acumular coisas ou apercebemos que certas coisas que ficaram não são necessárias. Nos próximos meses vou andar a destralhar tudo de novo :)
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  2. Também tenho destralhado muito e a casa de banho é daqueles sitios esquecidos e que precisam da nossa atenção...quando penso em destralhar o meu foco é roupas e cozinha e definitivamente estou errada...tanta tralha na casa de banho :)
    Vou fazer o mesmo! boa dica :)
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celine!! Eu tenho é que destralhar a minha cozinha...não sei porquê, mas é sempre a mais negligenciada. Vai ser a próxima etapa do novo destralhamento cá de casa :)
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  3. Oh minha querida agora ao terminar de ler o teu post, constatei mais uma vez, o quanto eu te admiro!
    Não é novidade que me identifico muito na tua maneira de estar e ver a vida. E daí o teu blog ser um dos que eu mais gosto. Para além de me inspirares, de partilhares aqui preciosas informações, de me ensinares tanto, lembras-me sempre que não estou sozinha neste meu caminho de uma vida mais simples. OBRIGADA!!
    Eu sempre fui menina de destralhar, acumular não é de todo comigo! Hoje por exemplo a divisão escolhida foi a minha cozinha, levou uma volta enorme! Para além de mais organizada na minha opinião ficou ainda mais bonita;)

    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda mais bonita eu diria que é impossível ;) ainda assim deixaste-me curiosa :) faça favor de mostrar sim?
      Bj grande

      Eliminar
    2. Querida Catarina muito obrigada pelas tuas palavras...quando li o teu comentário fiquei com um enorme sorriso na cara! Isto acontece com todos os comentários, mas os teus são sempre tão especiais :) E tal como a Celine eu também quero ver a tua cozinha ;)
      Beijinho enorme!!!

      Eliminar
  4. Excelentes dicas! Eu, normalmente, não gosto de muita coisa na casa-de-banho. Não sou nada adepto de acumular as famosas "tralhas".
    Belo post, obrigado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carpe Diem pelo comentário :) A minha casa-de-banho já não acumula muitas "tralhas", mas há sempre qualquer coisa que posso simplificar ;)
      Beijinhos e boa semana!!

      Eliminar
  5. antes tinha lido recomendações de guardar amostras para quando se viaja. eu nao viajo assim tanto e quando viajo vou por mais tempo do que penso e então ou levo os frascos pequenos que já tenho na casa de banho (eu gosto de colocar os meus produtos em frascos de doseador) ou compro no destino, então agora se recebo alguma amostra coloco num frasco de vidro bonito (junto a outro frasco com cotonetes e um outro com bolas de algodao) e assim vou-me lembrando de as gastar porque as vejo todos os dias e enquanto nao as gasto ficam ali a decorar (nunca me duram muito de toda a forma)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não viajo assim muito por isso não tenho assim muitas amostras...antes tinha imensas mas eram de revistas (que agora também não compro). Mas a tua ideia de colocar as amostras ao pé dos produtos que usamos no dia-a-dia é muito boa ;)

      Eliminar

© Just happy with less. Design by FCD.