Beleza Mais Verde - Símbolos


(este post já andava para ser escrito há algum tempo, mas eu não gosto de fazer nada a correr e sou um pouco (demasiado) perfeccionista, por isso só publico um post quando está como eu gosto!)

Nesta minha busca para uma vida mais simples, também tenho procurado tornar-me mais ecológica, amiga do ambiente e amiga de mim mesma. Quando não há nada que nos chame atenção para este assunto nem ligamos, mas um dia fez-se clique quando li este post no blog da Mariana. Comecei a fazer as minhas pesquisas sobre este assunto para arranjar alternativas aos produtos de higiene e beleza cá de casa. Percebi que tinha de esquecer completamente as marcas convencionais que conhecemos quase desde que nascemos! Como a Mariana diz: "Primeira coisa a fazer nesta caminha: desligarmos-nos da publicidade. do que é suposto parecermos. Ligarmos apenas e exclusivamente aquilo que somos e ninguém tem haver com isso". 

Como sempre defendo, para uma vida mais simples e também mais ecológica é preciso começar a dar pequenos passos. Sei que não vou mudar o mundo a ser mais ecológico, mas se aos poucos uma pessoa fizer um pequeno gesto e uma pequena mudança, fará certamente diferença! Não é o suficiente mas sempre é algo que fazemos.  

Ao alterar os produtos de higiene cá de casa comecei a dar prioridade a produtos que não são testados em animais, de agricultura biológica e comércio justo (podem ver os símbolos no post da Mariana). Mas com a continuação das minhas pesquisas descobri outros símbolos que nos ajudam na escolha de produtos bons para a nossa pele. Deixo aqui uma tabela com os principais símbolos:


The Vegan Society
Este é o único símbolo que certifica que os animais não foram utilizados no desenvolvimento dos produtos ou para testes. Os produtos com este símbolo são à base de plantas naturais. 
O regulamento do rótulo VEGAN foi desenvolvido por um comité internacional da União Vegetariana Europeia (EVU).

Cruelty Free
Este símbolo é uma referência internacional que garante que uma marca não testou os seus produtos, ou os ingredientes que os compõem em animais. O rótulo é muito rigoroso e realiza auditorias regularmente. O símbolo foi criada pela Coalition for Consumer Information on Cosmetics que une as organizações de protecção dos animais dos Estados Unidos, Canadá e Europa.

One Voice
Este símbolo é da Associação One Voice, que defende o respeito dos direitos dos animais e geral. Uma das suas causas mais conhecidas é a luta contra os testes feitos em animais. Os produtos não contêm ingredientes de origem animal (com excepção de mel e cera) e são provenientes de agricultura biológica. One Voice especifica quais produtos são vegan. 

BDIH - Certified Natural Cosmetic
Este símbolo foi criado por uma associação alemã BDHI. Os critérios para a sua obtenção são muito rigorosos e só se aplicam aos produtos e não às marcas. Os princípios básicos são o respeito pelo meio ambiente e pelos animais, os ingredientes são naturais e menos processados ​​possível. Esta associação tem uma lista de 690 ingredientes autorizados de 20 000 listados.

Natrue
O símbolo da Natrue garante que o produto é tão natural quanto possível. Os ingredientes são naturais e biológicos, com um número limitado de processos de fabrico, sem perfumes e corantes sintéticos, sem petroquímicos, sem óleos de silicone e seus derivados, sem ingredientes de plantas ou organismos geneticamente modificados. O produto final não é testado em animais. 

Nature et Progrès
Para obter este símbolo os fabricantes comprometem-se a respeitar um conjunto de especificações muito rigorosas. 100% dos componentes devem ser biológicos e pelo menos 70% das gamas da marca devem ter este símbolo. São autorizados alguns ingredientes de origem animal, sendo produzidos de forma biológica (mel, cera de abelha, produtos lácteos, ovo em pó e extrato de gema de ovo, e lanolina).

CosmeBio
Para obter estes símbolos é necessário que os produtos sejam certificados pela Ecocert. Para o símbolo Bio Cosmétique os produtos devem ter pelo menos 95% dos ingredientes são certificáveis e pelo menos 10% de todos ingredientes são provenientes de agricultura biológica. Os produtos com o símbolo Eco Cosmétique devem ter pelo menos 50% dos ingredientes são certificáveis e pelo menos 5% de todos ingredientes são provenientes de agricultura biológica.

Ecocert
Organismo de certificação e controlo. Proíbe testar o produto final em animais, mas não referem nada relativamente aos ingredientes, por isso é possível que os ingredientes tenham sido testados.
Algumas matérias-primas de origem animal são produzidas de forma biológica por animais e não constitutivas de animais (produtos lácteos, ovos e lã, produtos apícolas). Todos os produtos devem ter no mínimo 95% de ingredientes de agricultura biológica ou de origem natural e no máximo 5% de ingredientes sintéticos. 

Depois das pesquisas feitas e da tomada de consciência, alterar os produtos de beleza e higiene cá em casa passou a ser uma prioridade e eu passei a ter escolhas muito mais conscientes. 

No próximo post sobre este tema vou falar sobre os principais produtos tóxicos que devemos evitar. E desse lado, vocês dão atenção a este assunto? Os vossos produtos de beleza têm algum destes símbolos?


9 comentários:

  1. Super bacana esse post! Tambem estou buscando alternativas naturais pra quase tudo! Rs... Já comecei não usando mais desosorantes e optando por fazer o meu próprio. Tenho usado apenas leite de magnésia, que é antibacteriano. Uso só ele mesmo nas axilas... como não é antitranspirante a gente sua mas não tem odores desagradáveis!

    Amanha mesmo vou postar sobre essas mudanças la no blog!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li as mudanças que tens feito...muitas delas também já fiz! Aqui também faço o meu próprio deo...na próxima semana partilho a receita, mas também já faço todos os meus produtos de limpeza. As mudanças para uma vida mais ecológica têm sido várias e quero ir partilhando aqui!!
      Beijinho grande!!!

      Eliminar
  2. Que excelente post minha querida amiga, parabéns!!
    Este teu blog para além de me inspirar, faz-me sempre aprender mais, obrigada por isso minha querida!
    Neste campo o meu caminho ainda é muito longo, mas o caminho foi traçado e não sou menina de voltar a trás!!
    Um grande beijinho para ti princesa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Catarina! É sempre bom andarmos bem informados e há sempre tanta coisa nova para aprender :) Eu fiz todas as alterações pouco a pouco, a experimentar e a escolher novas marcas e novos produtos que me agradam mais. Estou a chegar a uma etapa em que já tenho as minhas marcas preferidas com estes símbolos que substituem muito bem as marcas convencionais a que estamos habituados. Vais de certeza percorrer bem esse caminho :) Vou partilhar mais sobre este tema...pode ser que te ajude! Beijinho grande :)

      Eliminar
  3. excelente post.. essa é uma das alterações que tenho vindo a fazer, substituir aos poucos os produtos de higiene diária por produtos mais ecológicos, naturais e sem ingredientes estranhos, não só o que comemos influencia a nossa saúde como os produtos que colocamos no exterior do nosso corpo. ;)

    beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vânia pelo comentário! É verdade temos que dar atenção especial aos produtos que utilizamos para o nosso corpo...já que ele absorve tudo!
      Beijinhos ****

      Eliminar
  4. Adoro!! Há uns anos que me preocupo mais com o que os produtos que aplico no meu corpo me podem trazer de prejuízos e/ou benefícios para compensar, no entanto é super complicado encontrar, em português, o que quer que seja sobre cosmética e higiene e beleza no natural e mais ecológicas. Enquanto vegetariana (e recentemente vegan), adorei o post, e tenho de deixar um grande parabéns e um beijinho :)
    Se quiseres, passa no meu espaço, www.veganisaisintown.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Zizi pelo comentário! É verdade não existe muita informação em português sobre este tema...o que é uma pena. Não sou vegetariana nem vegan, mas adorava ser, só que por vários motivos ainda não adoptei o vegetarianismo à minha vida. É um assunto que me interessa bastante e por isso aos poucos vou alterando algumas coisas cá em casa.
      Já fui espreitar o teu cantinho...vou continuar a fazer visitas :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigado, eu também vou-me passeando por aqui nos próximos tempos, beijinhos :)

      Eliminar