O meu Bullet Journal


No início deste ano publiquei aqui a agenda que fiz para mim, mas não estava a funcionar para mim! Eu preciso de um lugar para escrever livremente e também estar a imprimir as folhas sempre que precisava não estava a dar certo. Agora uso a minha Agenda Arc para o dossier de casa, onde estão dados que preciso de ter a mão (que depois irei falar aqui) e para o uso diário e semanal tenho um Caderno Moleskine, onde tenho o meu Bullet Journal.

Este método de organização há muito tempo que me fascina por ser prático e simples. Experimentei durante estes meses que passaram e realmente é a ferramenta que funciona melhor comigo, pelo menos não a abandonei!! Para explicar o que é o Bullet Journal posso dizer, resumidamente, que é um sistema de gestão de tarefas diárias, criado por Rydder Carroll e é completamente adaptável as necessidades de cada um. Onde se escreve para o dia as tarefas a fazer, como também os eventos e notas, usando símbolos diferentes. O principal objectivo deste método é concentrar toda a organização pessoal num simples caderno de anotações. Aconselho a quem estiver interessado em saber mais sobre este método de ver o próprio site do Bullet Journal

Claro que podemos adaptar o método às necessidades, ao estilo e às preferências de cada pessoa. Na internet existe vários exemplos (podem ver alguns no meu pinterest), uns mais simples, outros mais complexos e outros bem exagerados. Mas na minha opinião este método é bom pelo sua simplicidade e a organização dever ser uma coisa simples, por isso nada de exagerar.
Vou mostrar como utilizo o meu Bullet Journal através de fotografias, que é bem mais fácil. Comecei um novo agora em setembro, por isso este vai ser de 2015-2016. A capa:


No final do caderno coloquei a lista de bullets (símbolos) que uso:


Depois tenho uma página com o calendário anual de 2015 e outra com o de 2016. Podia começar logo pelo índice como Rydder explica no site, mas sinto a necessidade de ter um calendário, como também fazer um planeamento antes de passar para o registo das tarefas e notas diárias.
Calendário 2015:


Calendário 2016 e o Índice:


Tabela com os Aniversários e Datas importantes que quero sempre lembrar-me:


Calendário mensal para datas realmente importantes, já tentei usar o google calendar, mas não consigo utilizar ferramentas digitais para estas coisas.


Planeamento mensal, onde coloco o meu horário de trabalho (varia todas as semanas), e na página ao lado coloco os projetos de pessoais, casa e blog que quero fazer durante o mês e a lista de livros que pretendo ler. 


Ainda no planeamento mensal faço um mapa para esse mês e uma tabela onde registo as minhas rotinas.


Planeamento da minha semana, onde registo as prioridades, as tarefas a fazer mais importantes, os gastos semanais, a ementa semanal e umas frases para me inspirarem durante a semana:


E finalmente vem o registo das tarefas diárias e outras informações que quero ter comigo (listas de compras e, por exemplo, as contas do gasóleo que gasto durante um mês).


O meu bullet journal poderia estar mais simples ainda mas há coisas que necessito para a minha organização e orientação nos assuntos pessoais e cá de casa. Deixei aqui um pouco de como me organizo, espero que ajude alguém a encontrar o seu próprio método de organização!

25 comentários:

  1. Eu também uso um bullet journal, embora de forma algo diferente da tua! De facto, ao olhar para o teu pensei: a Raquel é mesmo organizada! Não teria coragem de publicar imagens do meu porque são uma confusão (só minimamente organizada por causa do indice!). Também uso muito os mind maps, aliás por causa de não os conseguir fazer no evernote é que uso um caderno de papel. Mas noto que também escrevo mais se escrever em papel. Um beijinho grande, para ti e para a tua princesa:) Espero que a adaptação dela a um novo país e a uma nova realidade esteja a correr bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Cristina eu tento ser organizada :) Aliás se eu não tiver assim as coisas todas bonitinhas acabo por deixar as coisas de lado. Por enquanto deixei o Evernote de lado e estou só a organizar com papel...é mesmo a melhor ferramenta para mim!
      Um beijinho enorme para ti ****

      Eliminar
  2. Bom dia querida!!
    Que engraçado já há muito que utilizo um bullet journal, mas sem saber que esse era o nome. Para mim é o meu cadernino que me acompanha todos os dias e aonde eu anoto tudo o que acho que é importante. Não fosse eu uma menina de organizações:)
    Estás nos teus planos ter um gatinho, que excelente ideia. Acho que sei de alguém que vai adorar!!
    Beijinho grande, tem um bom dia!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida Catarina!! Sim vamos ter um gatinho :) Estou só à espera que ele cresça mais um pouco para poder deixar a sua mãe!! Eu adoro gatos e a minha menina também...o homem cá de casa é que não gosta muito (mas foi ele que teve a ideia!!)
      Beijinho enorme!!!

      Eliminar
    2. Mais uma prova do amor dele por ti, mais uma prova do quanto o teu bem e da tua filha são importantes para ele.
      *********
      Beijinhos querida

      Eliminar
  3. Acho que ficou muito bem e se resulta bem contigo, então melhor ainda.

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MC tem resultado por lá continuo, quando não resultar troca-se ;)
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Olá Raquel!
    Fiquei muito inspirada para melhorar o meu caderninho!
    Parabéns pelo blog! Sigo desde o começo e faz parte das minhas leituras diárias.
    Tenho aprendido tanta coisa com as tuas partilhas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vânia pelo comentário e fico muito feliz por gostares daqui do meu cantinho :)
      Beijinhos grandes *****

      Eliminar
  5. És uma grande inspiração :)
    Bj grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Celine obrigada pelas palavras :)
      Beijinho grande ****

      Eliminar
  6. O mais dificil é sempre achar a ferramenta que funciona connosco. Depois disso é só manter a disciplina!
    Achei lindissimo teu Bullet Journal! Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já encontrei a minha :) Tenho mantido a disciplina mas vamos ver com o tempo!
      Beijinho enorme *****

      Eliminar
  7. Bem... quanta organização! Ficou bastante interessante.
    Eu também personalizo a minha agenda e desde então só faço uns ajustes, pois escolhi a forma que melhor funciona comigo. Bem, mas talvez tenha mais preguiça que tu... Nunca escrevo coisas como o calendário à mão. Imprimo uma folha e colo-a ao caderno. Nem sei o caos que seria a minha vida sem o meu caderninho. Mas devo dizer que o teu está mesmo fantástico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafalda eu tenho que ter assim tudo bem bonitinho, senão coloco de lado!! Eu preciso mesmo de escrever todos os dias no caderno para as coisas seguirem um bom rumo!! Senão a minha cabeça não descansa!!!

      Eliminar
  8. Aqui estou eu de novo!! Te marquei numa tag de blogues. Espero que gostes das perguntes e aches interessante! Um beijinho!
    Está aqui: http://www.musicacomcafe.net/2015/09/tag-conhecendo-novos-blogs.html

    ResponderEliminar
  9. Super organizado o teu bullet journal e super inspirador, fiquei com vontade de fazer um para mim também.
    Aproveito para agradecer a referência ao meu blogue na lista de blogues a seguir! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara!! Não tens que agradecer...eu gosto de partilhar o que me inspira :)
      Beijinhos!!

      Eliminar
  10. ADOREI! Gostei tanto que estou com vontade de passar a minha próxima folga a organizar um bullet-journal para mim. <3 Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  11. :O Raquel o eu bullet journal é qualquer coisa! se visses o meu! :D'...tem receitas e listas de compras e desenhos...para mim tem de ser formato A6 porque a minha mala não é nada minimalista e um bulletjournal A5 é demasiado grande (para mim).

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu!! O meu também tem receitas e listas de compras...mas desenhos não! Porque aqui deste lado existe uma falta de jeito para desenho!! A minha mala é bem minimalista ;) Tens que tentar reduzir um pouco a tua!! Beijinhos ***

      Eliminar
  12. Mas que coisa tão organizada! E enorme!! E tanta paciência que tiveste para fazer isso... Boa sorte :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah!! Este é do ano passado...o deste ano ainda está em construção ;)

      Eliminar