Minimalismo e os Livros

janeiro 26, 2017


O post de hoje é uma pequena reflexão sobre algo que me incomodou durante o ano que passou e, por vezes, ainda dou comigo a reflectir sobre o tema: Será que não sou minimalista se compro tantos livros!!! O minimalismo não é reduzir nos bens essenciais? Então porquê que compro tantos livros? 
Estou numa fase que os livros estão a deixar muito feliz, mas por um lado penso que as minhas aquisições falham um pouco ao que falo aqui, principalmente a diminuição do consumo.

Depois de andar a pensar tanto nisto, cheguei à conclusão que entrei no erro de muitas pessoas em ver o minimalismo como rótulo de pessoas que possuem muito pouco, que mostram-nos aquelas casas super clean ou que podem colocar os seus pertences numa mala. E será que é este "ser minimalista" que eu quero para mim? Não, não é...porque minimalismo não é isto!! Minimalismo é eu escolher o que é essencial para mim e o que me dá felicidade e tirar da minha vida tudo o resto. Minimalismo é eu encontrar o meu equilíbrio! Se neste momento sou muito feliz a comprar livros...vou continuar a comprar. Mas comprar com consciência, não comprar porque algo está em promoção ou com um preço muito reduzido. Não! Comprar porque quero mesmo ler e ter na minha estante. E eu estou a falar de livros mas podia ser de roupa ou outra coisa qualquer. Ser minimalista não é o número reduzido de itens que temos na nossa vida. Ser minimalista é sabermos fazer escolhas! É reduzir o que não interessa e adicionar aquilo que interessa...E livros são cultura e cultura não é tralha ;) 

(estas últimas palavras foram inspiradas nos comentários que me deixaram neste post, obrigada!) 



6 comentários

  1. Concordo plenamente contigo Raquel, aliás a minha ideia de minimalismo para mim, é mesmo isto, ter o essencial que nos faz feliz :) Porque o importante é estarmos felizes e os livros dão muita felicidade :D :D
    Boas leituras, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo ;) Obrigada e boas leituras para ti também!!
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Eu tenho outra ideia em relação ao minimalismo. Mas acho que temos todos de fazer o que mais nos deixa feliz em primeiro lugar. Sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe imensas interpretações do minimalismo...aliás isto é um processo tão pessoal, que cada pessoa adapta à sua forma de ver as coisas :)

      Eliminar

© Just happy with less. Design by FCD.