Não passar a Ferro!!!

janeiro 25, 2017


No outro dia perguntaram-me qual era o meu truque para não passar (quase) roupa a ferro. Então hoje venho falar de algumas coisas que faço para não perder muito tempo a tratar da roupa. Em primeiro lugar, quero dizer que deixei de ser tão esquisita e exigente no que diz respeito à roupa. Antes era muito picuinhas e passava tudo a ferro, mas desde que comecei a pensar em eliminar certas tarefas que nenhuma felicidade me davam, deixei de o ser. O tempo que eu perdia a passar a ferro podia ser utilizado para outras coisas bem mais interessantes. Comecei a ganhar mais tempo e a poupar energia!!

O que faço para não passar a ferro ou diminuir a quantidade de roupa para passar: 
  1. No meu trabalho e do marido não é preciso roupa formal, o que facilita a tarefa.
  2. Na hora de comprar roupa, escolho roupas que não precisam de ser passadas. 
  3. Não encho a máquina de lavar com muita roupa, de forma a que esta fique menos amarrotada. Ao lavar também uso o programa mais leve de centrifugação.
  4. Faço bem a separação da roupa. A roupa da casa (lençóis, toalhas de banho, etc) é lavada numa máquina à parte, para que o peso da roupa não amarrote mais as outras roupas mais leves. 
  5. Penduro assim que a máquina termina de lavar e sacudo a roupa antes de estender. E ao estender tento colocá-las o mais esticadas possível. Faz toda a diferença! 
  6. Não uso molas na roupa. O meu estendal é destes e não sinto necessidade de colocar molas, e assim não há marcas.   
  7. As camisas (que são poucas cá em casa) seco directamente nos cabides e assim ficam menos amarrotadas e tenho mais espaço do estendal.
  8. Assim que a roupa está seca dobro logo. Se não conseguir tento deixá-la o mais direita possível.  
  9. Claro que há sempre alguma roupa que preciso de passar. Passo num dia específico por mês (aproveito e vejo vídeos no youtube ou um filme) ou passo no dia em que quero usar (a minha filha já faz o mesmo com a roupa dela, quando quer usar alguma coisa que precisa de ser passado...passa). 
  10. A roupa do trabalho do marido também não precisa de ser passada. Tenho sorte!
  11. A roupa da casa (ex: lençois) é tratada da mesma forma. Assim que sai da máquina estico muito bem e estendo bem direitinhos. Quando estão secos, dobro logo e arrumo. 
  12. E por último, passei a usar mais vezes a minha roupa antes de colocar logo para lavar. Conseguimos ver bem se a roupa precisa ou não de ser lavada. Não vou colocar para lavar só porque a usei. Coloco essa roupa num cabide a arejar e fica bom para usar uma próxima vez. Poupo tempo, água, detergente e por consequência dinheiro.    
Estes truques fui aprendendo com algumas pesquisas na internet. Claro que adaptamos as coisas à nossa realidade. Eu consigo fazer isto e sou feliz assim! Não significa que outras pessoas o consigam. Mas penso que o principal é deixarmos de ser tão exigentes com certas tarefas...Simplificar!!

E vocês como fazem? Passam a roupa a ferro? Têm outros truques? 

12 comentários

  1. Respostas
    1. Truques tão simples e que nos facilitam a vida :)

      Eliminar
  2. Já deixei de passar a ferro há metade da minha vida, quase =) é uma perda total de tempo.
    Tirei aqui umas dicas extras que vou usar hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já não passo há muito tempo...mas quando digo isto, existe muitas pessoas que ficam admiradas!!
      E estes truques são simples e facilitam-nos tanto a vida ;)

      Eliminar
  3. Bom dia minha querida.
    Que Lista maravilhosa!! Muitos destes truques já os utilizo e outros quero começar já a pôr em prática porque adorei. Especialmente o de ver bem o material do que estou a comprar e o de pendurar as camisas em cabides directamente no estendal.
    Já passo muito pouca roupa a ferro, mas confesso que não gosto nada de o fazer. Quanto menos o tiver que fazer melhor.
    Beijinho enorme e obrigada por esta partilha.💕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida Catarina :)
      também tenho alguma roupa que ainda passo...mas é muito reduzida e só preciso de o fazer uma vez por mês. E também não gosto nada de passar a ferro...nada mesmo!
      Beijinho grande*

      Eliminar
  4. Gosto demasiado de passar a ferro para usar esses truques xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah!! Não gosto nada...ainda bem que gostas!!

      Eliminar
  5. Já utilizo alguns truques como não pôr logo a roupa para lavar apóa usar uma única vez mas o secar as camisas direto na cabide não me tinha passado pela cabeça - vou já fazer isso!

    ResponderEliminar
  6. Olá Raquel, estamos sempre aprender :)
    Alguns destes truques já uso, há coisas que também não me dou ao trabalho de passar, para mim, não há mesmo necessidade. As molas são uma chatice com as marcas, quando coloco roupa na corda exterior tenho de usar, mas realmente quando uso o estendal dentro de casa, não é preciso, nunca me lembrei disso, e agora com o tempo de chuva, normalmente é sempre dentro de casa, mas uma ideia :) Estou sempre aprender ;)
    Obrigada. Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida Sandra!! É verdade...estamos sempre a aprender, por isso é que é bom haver estas partilhas ;) Beijinho enorme*

      Eliminar

© Just happy with less. Design by FCD.